InícioEdiçãoGramado e CanelaRosilei Ecker Schmitt

Rosilei Ecker Schmitt

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem é ela?

Vereadora na Câmara Municipal de Gramado

Como se define?

Uma mulher batalhadora que não desiste fácil e enfrenta todos os obstáculos, se considera forte e tenta sempre manter um sorriso no rosto.

Sempre em busca de novos desafios, afirma estar realizada com suas conquistas pessoais e profissionais.

RELATO PESSOAL:

Rosi é natural de Gramado. Nasceu em 2 de abril de 1974. É filha de Ludi Ecker e de Darci Ecker e tem duas irmãs: Rosana e Roana Ecker.

Sua trajetória escolar iniciou na Escola Municipal Padre Anchieta. Depois seguiu seus estudos no colégio Estadual Caramuru e Cenecista onde concluiu o ensino médio e, dando sequência aos estudos, cursou Gestão em Recursos Humanos pela faculdade Unopar – Gramado.

Rosi mora na Várzea Grande. Trabalha como vereadora, é casada com o Adriano Schmitt e eles tem uma filha: Dafne, com 25 anos, e um neto: Yuri, de 6 anos.

Seu sonho de menina e o que marcou sua infância?

Tive uma infância muito boa, sempre junto da minha família. Uma infância de verdade, sempre próxima dos meus primos e primas, brincando muito. Lembro como se fosse hoje das brincadeiras: subindo em árvores, correndo, caçando vaga-lumes e andando de bicicleta até tarde da noite, precisava que os pais fossem nos chamar para que as brincadeiras encerrassem.

Uma lembrança que me marcou muito e não esqueço até hoje é de quando eu queria uma bicicleta. Meu pai fez de tudo até que conseguiu comprar uma bicicleta usada e me dar de presente. Lembro que minha felicidade foi muito grande!

São por esses momentos, por essas recordações de convívio em família… momentos vividos de verdade, que temos que lembrar que são eles que nos dão força e ainda mais vontade de viver.

Profissional:

Quando e como você sentiu despertar o interesse pela política?

Minha história na política iniciou com o meu pai, que sempre gostou e foi muito participativo na política.

Iniciei meu trabalho no executivo da Prefeitura de Gramado em 2001 como secretária e chefe de equipe na Subprefeitura da Várzea Grande. Em 2012, à convite do prefeito Nestor Tissot, tive a primeira experiência eleitoral na qual fui candidata a vereadora.

Aceitei esse desafio porque sentia que podia fazer muito mais pela comunidade de Gramado estando diretamente dentro da política. Desde a primeira candidatura tive muito apoio de toda minha família, amigos e da equipe da Subprefeitura, mas com certeza meu pai foi meu grande incentivador para entrar na vida pública.

O início de tudo:

Em 2012, na minha primeira eleição, me elegi com uma votação histórica sendo a vereadora mais votada de toda história política de Gramado.

Nos primeiros anos dessa legislatura (2013 a 2016) fiquei como subprefeita na Várzea Grande e assumindo minha cadeira na Câmara de Vereadores no final do mandato.

Me reelegi em 2016, ficando os quatro anos da Legislatura (2017 a 2020) como vereadora. No ano de 2020, fui presidente da Câmara de Vereadores e tive a oportunidade e privilégio de ser convidada e ser prefeita por um dia. Foi uma legislatura difícil como presidente, pois enfrentamos o primeiro ano da Covid-19 e também por ser ano de eleição foi um desafio grande e não pudemos realizar todas as ações que havíamos planejado.

Em 2020, nova reeleição na qual fui a única vereadora mulher a ser eleita para essa Legislatura (2021 a 2024), e permaneço na Câmara de Vereadores até o atual momento.

A responsabilidade:

Nesta legislatura meu partido está no Poder Executivo, porém no Legislativo estamos em minoria.

Temos uma grande responsabilidade em defender e apresentar os projetos da administração para que seja consenso entre todos os vereadores da Casa para que a comunidade possa sempre receber o melhor.

Ser vereadora em Gramado é um cargo muito importante, uma grande responsabilidade, pois representamos uma comunidade trabalhadora e que quer e merece sempre o melhor, o nosso trabalho é defender e buscar atender essas demandas.

E como vereadora procuro estar muito próxima da comunidade para ouvir suas demandas e trabalhar para que essas sejam atendidas pelo nosso Executivo.

Como líder de Governo busco esta proximidade entre o Legislativo e o Executivo para que nossa comunidade esteja sempre como prioridade.

Seus maiores desafios:

O grande desafio é ser mulher e ter espaço dentro da política.

Nos últimos anos já começamos a ver mais mulheres se interessando, participando e ocupando cargos políticos.

Citando, por exemplo, a nossa Câmara de Vereadores, a qual demorou 60 anos até que uma mulher fosse eleita a presidente.

Podemos ver o quão desafiador é ser mulher e atuar na política. Nesta legislatura fui a única mulher eleita e na história de Gramado, desde sua emancipação, apenas quatro mulheres foram eleitas pelo voto para ser vereadora.

Temos que buscar políticas públicas que envolvam mais as mulheres. Atualmente as mulheres representam maioria no eleitorado de Gramado e no país. Já pensou no poder delas se houvesse união para eleger uma representante?

Como você consegue conciliar a vida pessoal com a profissional?

Desde o inicio quando decidi entrar para a vida pública tive o apoio da minha família e principalmente do meu marido e filha, esse apoio faz toda a diferença, pois é um trabalho de extrema dedicação, ao qual não podemos escolher a hora e o lugar. Nossa vida se torna pública e ter esse apoio é de extrema importância. Isso faz com que o nosso dia a dia se torne mais harmonioso e que eu consiga me dedicar ainda mais ao desempenho da função como vereadora.

Suas maiores conquistas:

Meu casamento. Tenho um marido, que é muito meu parceiro e sempre está ao meu lado. Juntos construímos uma vida sólida com uma família abençoada, essa união já dura 28 anos.

Ser mãe com certeza foi uma grande conquista e um sonho realizado, tenho uma filha maravilhosa que me enche de orgulho e que me presenteou com meu netinho Yuri que amo tanto.

Também sou grata por poder estar por perto dos meus pais e das minhas irmãs pois sempre que podemos estamos reunidos, comemorando a vida. Formamos uma família unida.

Profissionalmente também me sinto completamente realizada. Com certeza ter sido a vereadora mais votada da história de Gramado e ter sido reeleita mais duas vezes foi uma grande conquista. Sinto-me orgulhosa de ter sido escolhida para representar nossa comunidade.

Sua mensagem:

Minha mensagem hoje vai para todas as Mulheres, para que nunca desistam dos seus sonhos.

Sejamos corajosas e guerreiras!

Sejamos unidas e incentivadoras!

Nosso caminho é longo e árduo, mas podemos juntas fazer a diferença.

MULHERES FORTES PUXAM OUTRAS PARA CIMA!

Deixo aqui meu agradecimento e carinho a todos que fazem parte da minha trajetória e que confiaram a mim a responsabilidade de lhes representar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido