Grupo de participantes da fase final do Sebrae Start (Sebrae RS, Divulgação)
No último ano do curso de Engenharia de Produção, Rochele Schramm resolveu colocar em prática algo que marcou a sua infância, o gosto pela limpeza. "Minha mãe trabalhava como doméstica e a influência da limpeza e organização com certeza veio dela. As mais conhecidas diziam que o sonho da vida delas era ter uma pessoa detalhista como eu limpando a casa delas. Os mais próximos me definiam como a louca da limpeza”, recorda.
Em 2018, começou a repensar a sua condição de funcionária por quatro anos de uma empresa, onde tudo corria bem. Questionou, principalmente, o propósito do que fazia e a falta de perspectivas melhores na área em que atuava, a de recursos humanos. "Uma noite, no banho, comecei a refletir sobre o que mais gostava de fazer, ensinar; o que eu fazia de melhor, facilidade de comunicação, limpar e organizar; e como poderia unir isso coisas e ajudar o maior número de pessoas".
Foi assim que nasceu, em 2019, a Empreguetche, startup vencedora do Pitch Day, última etapa do Sebrae Start, no ano passado. A plataforma tem como foco duas personas, clientes e diaristas, e a preocupação em desenvolver, capacitar e empoderar as profissionais que ali trabalham. "Acreditamos que clientes satisfeitos são reflexo de um atendimento diferenciado feito por profissionais engajadas. Fizemos muitas pesquisas, tanto com diaristas quanto com clientes, para entender suas necessidades, o que nos fez perceber que, além da plataforma disponibilizar maior autonomia e visibilidade, era necessário tratar com mais pessoalidade e empatia as profissionais parceiras, formando um ciclo virtuoso onde profissionais felizes fazem clientes satisfeitos", destaca Rochele.
A empresa tem quatro profissionais ativas que receberam treinamento focado em técnicas de limpeza corretas para cada superfície, postura e ética, encantamento de clientes, gestão e planejamento da faxina, além de segurança e ergonomia no trabalho. A Empreguetche agora atende e realiza validações através do MVP (mínimo produto viável) que está rodando desde outubro de 2019. De lá para cá, foram realizados mais de 60 atendimentos em Caxias do Sul.
Atualmente, atende somente em Caxias do Sul, mas tem projetos de expandir, neste ano, para Rio Grande, terra natal dos empreendedores. Outras metas para o ano são focar no aprendizado e nas vendas, refinar processos, tornar a marca mais reconhecida e finalizar o aplicativo para, depois, pensar na expansão para outras cidades e estados. Rochele administra a empresa com o irmão Alisson Schramm. "A gente sonha alto, tem os mesmos valores, se complementa nas habilidades e tem o mesmo propósito. Eu sou a planejadora e ele o executor”, detalha.
Rochele diz que antes de participar do Sebrae Start pensava que, se a ideia e modelo de negócio já existiam, não era necessária nenhuma validação ou pesquisa. "Desenhamos o app, traçamos diretrizes, metas, processo de captação de clientes e profissionais e pensávamos, agora é só rodar".
Quando fizeram a inscrição no programa do Sebrae RS e começaram a fazer a trilha, perceberam que se tratava de algo muito mais profundo. Passaram a perceber o valor da pesquisa, de ir a campo, entender quem eram os clientes, quais suas demandas e se o tamanho delas os faria pagar e enxergar valor na solução oferecida. Além disso, aprenderam que só seria possível validar de fato o negócio a partir do momento que conseguissem resolver o problema das duas pontas – clientes e diaristas – através de um MVP monetizado.
O desenho do aplicativo, que está em desenvolvimento, passou por inúmeras mudanças porque somente rodando a operação é possível entender o que de fato gera valor e funciona melhor. "Sabemos que o nosso aplicativo será sempre um BETA, mas no início, quando se empreende com seu próprio dinheiro, quanto menos se gasta, melhor. Se tivéssemos esperado finalizar o aplicativo para começar a oferecer a solução, deixaríamos de ter aprendizados valiosos que impactariam muito em nosso tempo e bolso", observa Rochele.