GRAMADO – Após estrear no futebol profissional disputando a Terceirona Gaúcha e garantindo vaga para a fase de quartas de final, sendo eliminado pela forte equipe do São Borja, o Centro Esportivo Gramadense (CEG) vai para mais uma missão nesta recente história.
Desta vez será pela Copa RS, denominada de Taça Tarcísio Flecha Negra, onde domingo (18), enfrentará um rival da Terceirona, o Garibaldi, às 15h, no estádio Alcides Santa Rosa. Além da equipe do Vale dos Vinhedos, fazem parte do grupo B, Atlético de Carazinho, Brasil de Farroupilha, São Luiz de Ijuí e Glória de Vacaria. Classificam para a segunda fase, os quatro melhores colocados. O campeão da competição garante vaga na Copa do Brasil de 2023.
Rivais do grupo do Gramadense já estrearam. Favoritos ao título, em Ijuí, o São Luiz diante do Glória venceu por 1 a 0, na noite de quarta-feira (14). Outros dois times entraram em campo na quinta-feira (15), e o Atlético-CA foi goleado em casa por 5 a 0 diante do Brasil-FA.
O grupo de jogadores é um dos mais jovens da competição, assim como foi na Terceirona, sendo a maior parte formada nas categorias de base do clube. Nicolas foi a baixa no elenco. O clube buscou se reforçar. Dois argentinos chegaram, o volante Icardi e o meia-atacante Gastán, ambos atuaram nas categorias de base do River Plate, além do centroavante Peter, ex-Sapucaiense.
Para o técnico Júlio Santos, a disputa da Terceirona foi um aprendizado para todos no clube. Ele mencionou que a Copinha será mais uma oportunidade de todos estarem na vitrine do futebol e citou ainda o que projeta para a equipe na competição.
“Foi um aprendizado [disputar a Terceirona], gostinho de que poderíamos ter chegado mais longe. Mas o objetivo foi alcançado de dar uma base boa, experiência e agora focar na Copinha, uma grande vitrine, comissão técnica e jogadores. Mostrar o projeto que o clube vem desenvolvendo no clube, ser visto. Estamos em uma chave complicada, jogos difíceis, era o que queríamos para dar uma competitividade boa. Buscar primeiramente entrar entre os quatro que classificam”, avaliou.
Após enfrentar o Garibaldi, o primeiro jogo em casa do Gramadense será contra o Atlético de Carazinho, quarta-feira (21), às 15h, na Vila Olímpica.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected]