CANELA – As ruas Felisberto Soares e Osvaldo Aranha, ganharam um colorido especial na tarde de sábado (10), com o Desfile Cívico, evento que foi adiado, devido a previsão de chuvas para tarde de quarta-feira (7).
Mais de 25 escolas e demais entidades desfilaram para milhares de pessoas que aproveitaram o o tempo bom para prestigiar, principalmente crianças e adolescentes. A aposentada Bety Marques foi uma destas que compareceu com familiares e entre um chimarrão e outro, aprovou o que viu.
“Muito lindo, adora ver as crianças desfilando e dançando, dia maravilhoso e tudo muito colorido, adorei”, disse.
A concentração antes de ingressar na avenida foi nas proximidades da Igreja Matriz, encerrando em frente a Casa de Pedra, passando pelo palanque onde estavam algumas autoridades do município, entre elas, o prefeito Constantino Orsolin.
“Foi uma tarde muito bonita, na qual me emocionei várias vezes de ver as famílias com suas crianças e adolescentes desfilando numa verdadeira festa da Independência do Brasil. A população está de parabéns por ter vindo para esta atividade que a Prefeitura organizou com muito carinho”, enfatizou o chefe do executivo. Ele acrescentou ainda que “esse dia festivo representou o direito de todo cidadão à educação. Foi um orgulho ver todas essas crianças e adolescentes na avenida, representando seu espírito cívico”, comentou.

PREPARAÇÃO
Para deixar as alegorias, roupas e banda organizada, tem uma demanda de tempo para que ocorra tudo certo no dia do desfile.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha (EMEF), Caroline Wasen Cardoso, mencionou que após dois anos sem ter o evento, o momento foi de muita alegria e demonstração de orgulho da comunidade escolar pelo trabalho realizado na escola.
“É momento de agradecer a equipe pela dedicação. Agradecer as famílias que nos apoiam e confiam seus filhos a nós. A banda regida pelo maestro Rogério veio este ano com uma nova base, com estudantes bem jovens, na sua maioria do sexto ano. Apesar da pouca idade, foram magníficos. Nosso Corpo de Dança foi belíssimo. Nossas meninas estavam radiantes e, sob a coordenação da professora Carla Oliveira, deram um verdadeiro show durante o desfile. Nossa equipe levou para o desfile a seguinte mensagem. Existem duas coisas duradouras que devemos dar a uma criança: ‘Raízes e Asas’. Avaliamos o desfile de forma positiva. Foi um lindo dia, com nossa comunidade orgulhosa de nossa escola”, avaliou.

ENCERRAMENTO
Um dos mais aguarda ficou para o término do desfile com a participação em conjunto das seguintes bandas das escolas: Neusa Pacheco – CIEP e Severino Travi; as de Percussão: Rodolfo Schlieper/APAE, das escolas do interior, Cônego João Marchesi; Barão do Rio Branco; Ernesto Dornelles; Santa Terezinha; Dante Bertoluci; João Alfredo; Bertholdo Oppitz e Padre Franco.











