Tiago Manique
REGIÃO – A caminhada começou no dia 8 de junho, quando em Canoas na estreia do Estadual Sub-15, após estar vencendo a Cepe por 4 a 1, levou a virada e perdeu por 6 a 5. De lá, a equipe não conheceu mais a derrota e com os objetivos traçados de cumprir metas a cada partida, foi trilhando o caminho pelas quadras do Rio Grande do Sul, surpreendendo gigantes da modalidade, até a partida derradeira na qual será definida a melhor equipe do estado.
E este momento chegou. Amanhã (14), no ‘Coração do Rio Grande’, a Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) no ginásio Farrezão enfrenta o União Independente, em Santa Maria, onde será decidido o título da competição.
A equipe do Toque que representa Gramado e tem o apoio da Vento Sul Turismo, finalizou a primeira fase com 13 pontos, líder da sua chave. Assim, foi diretamente para a semifinal e encarou o Cruzeiro de São Gabriel, com dois empates e garantindo a vaga nos pênaltis.
Já o adversário tem uma campanha superior e ainda está invicto na competição. Encerrou a fase inicial com 16 pontos e venceu na semifinal o Palmeiras de Alegrete nas duas oportunidades, 7 a 2 fora de casa e dentro de seus domínios, vitória por 6 a 3.
Para esta partida, o técnico Léo Frazão tem todo grupo à disposição. A última semana de treinamentos da temporada, além de ajustes táticos, foi de muita conversa com a garotada neste momento decisivo e admitiu a ansiedade de todos no clube.
“Semana está demorando, mas esta ansiedade é normal e estamos conversando com os meninos sobre esta parte psicológica. É a primeira vez que vamos decidir fora de casa, mas os atletas já estão acostumados com momentos decisivos, mas ressaltar que o psicológico e a parte tática andam juntos. Estamos treinando especificamente como o União atua, corrigir os nossos erros e aproveitar algumas situações que o adversário possa nos proporcionar”, analisou.
Sobre o adversário, Léo elogiou o União citando que é uma equipe ‘diferenciada’ e que espera na partida final, como estão atuando na frente do torcedor, principalmente nos primeiros minutos, devem fazer um jogo de pressão.
“O União é uma grande equipe, tanto que podemos ver pela campanha sendo a melhor da competição. Neste jogo final, acredito que o modo de atuar deles não vai modificar justamente por ser uma final, o que pode acontecer é subirem mais as linhas, buscar pressionar mais logo no início do jogo por estar jogando em casa, mas com certeza será uma grande partida de futsal”, analisou.
Seja em Santa Maria apoiando na arquibancada do Farrezão ou permanecendo na região, Leó mencionou a importância do torcedor nesta caminhada e enalteceu o grupo de jogadores, denominando os atletas por terem chegado até este momento como ‘campeões’.
“Quero já agradecer os torcedores que estão se mobilizando para ir até Santa Maria, mas aqueles que não conseguirem viajar, será muito importante esta vibração positiva mesmo à distância, será fundamental para todos nós. As pessoas podem ter certeza que não vai faltar empenho, vamos honrar a nossa região. Quero aproveitar e agradecer os jogadores que foram fantásticos durante o ano, independente se ganharmos a taça ou não, eles já são campeões”, finalizou. A ATLF viaja hoje (13) às 14h e o grupo de jogadores ficará concentrado em um hotel de Santa Maria.
Caravana Santa Maria
Cerca de 40 torcedores estarão em Santa Maria para acompanhar a decisão. A saída está marcada para amanhã (14) às 9h da empresa Vento Sul Turismo, apoiadora da ATLF, localizada na frente do Hospital de Caridade de Canela (HCC). Ainda restam vagas e informações podem ser obtidas pelo telefone: (54) 99165.2614, falar com o Bonito.
Transmissão
A equipe do Jornal Integração e Rádio Integração Digital estará acompanhando este momento histórico para o futsal da região. Pela página do Facebook – Jornal Integração Hortênsias, transmitiremos a partida ao vivo, programada para iniciar às 18h. Durante o dia, pelas redes sociais, o torcedor poderá acompanhar as informações da caravana da torcida e da concentração da ATLF diretamente de Santa Maria.