A janela fechou

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foram muitas mudanças durante os 30 dias da janela partidária, encerrada sábado passado, dia 2 de abril, quando faltava exatamente meio ano para a eleição, onde os parlamentares podiam mudar de partido sem perder o mandato para concorrerem pela nova sigla.

Pela região

Aqui na região de certa forma chamou atenção a mudança de Antonio Weck, advogado hamburguense que se preparava para concorrer a deputado federal pelo PP, que se filiou ao PSC, liderado pelo empresário dono da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, que pretende disputar o Piratini.

Não é terra sem lei

Matéria nesta edição ilustra vitória do prefeito Nestor em caso que envolve publicações na internet. Há muitos achando que na grande rede podem tudo. Mas não é assim não, cuidado! Atacar a honra de alguém pode custar caro. Os seis mil reais certamente o prefeito Nestor nem quer. O que todos queremos quando somos ofendidos é que aja punição. Nestor disse até que pretende doar o valor caso o processo transite em julgado mantendo a punição, mas o que interessa é que todos saibamos que a internet não é lugar para ofender, acusar sem provas e dar uma de machão.

Futuro do HSM

A fala dos novos donos do HSM calou a oposição. A cumprirem o projeto não sobrará argumento algum para aqueles que torcem pelo pior. Já na sessão de segunda trataram de se redimir e dar uma curva no discurso.

Acontece que os caras vieram e mandaram ver. “Não tenho mais idade para brincadeiras (…) Não estamos fazendo um parque de diversão (…) faremos do tamanho que é necessário”, são algumas das expressões dos novos donos sobre o novo projeto. A intenção, conforme colocado é fazer uma estrutura capaz de oferecer os mais diversos serviços para os quais hoje em dia temos de deslocar nossos doentes para outras cidades, como Caxias do Sul e Porto Alegre. Imagine, leitor, que não temos hoje nem mesmo hemodiálise entre Canela e Gramado. UTI infantil, tratamentos para as pessoas com câncer (oncologia), tudo o que é um pouco, ou muito mais complexo, hoje tem de enfrentar transporte. Imagina a pessoa já doente, cansada e ainda precisa embarcar em uma van e fazer uma viagem para encontrar o tratamento. Então, por ora, nos unamos a esses empresários que, como disseram, poderiam se aposentar, mas decidiram investir muito dinheiro e todo seu conhecimento aqui, para atender a NOSSA região.

Jorge Drumm

Entrevistei o pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, Jorge Drumm, na Rádio Integração Digital, quarta passada. Quem não assistiu pode ir lá na página do Facebook do Jornal Integração, vale a pena. Sobre o fato de concorrer com mais um da região, Drumm acredita não o atrapalhar, pois em 2010, quando fez mais de 24 mil votos, também tinha o ex-prefeito de Canela José Vellinho Pinto disputando. Ainda assim, Jorge acredita que o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cesar, também tucano, venha a desistir de concorrer. No entendimento de Drumm, o futuro político do canelense é ser prefeito. Drumm também questiona o fato de que se for eleito, Gilberto Cesar teria de renunciar a vice-prefeitura, deixando o município sem substituto ao prefeito em caso de necessidade, a não ser um vereador (presidente da Câmara). 

Densidade eleitoral

É bem verdade que o Alemãozinho da Marconda, como gosta de se denominar Jorge Drumm, conseguiu fazer duas boas campanhas a deputado estadual. Em 2006, sua primeira, conseguiu 15.996 votos e já na seguinte, em 2010, subiu para 24.665 e ficou como segundo suplente. Neste quesito, o canelense Gilberto Cesar agora em 2018 só conseguiu 19.279 e nesta eleição, se tivesse chego onde Jorge chegou em 2010, os 24.665 votos o teriam colocado na Assembleia. Ocorre que Drumm ficou foram em 2014 e 2018, duas eleições. Ou seja, faz 12 anos que não disputa uma eleição estadual. No município concorreu a vice-prefeito na chapa com Pedro Bala em 2016. E, neste ponto, Gilberto Cesar vem trabalhando sem parar para buscar, nesta eleição, os votos que faltaram em 2018.

Quem vai declinar?

O total de votantes nas duas cidades seria suficiente para eleger dois deputados estaduais.  Até ontem eram 33.597 em Canela e 32.603 em Gramado, 66.200 ao todo. Mas os votos úteis não devem passar de 40 mil. Mesmo na municipal em 2020 o comparecimento foi de 72,15% em Canela e 77,22% em Gramado. E considerando que pelo menos uns 50 candidatos farão votos aqui, fica difícil eleger alguém. Assim, chega-se a conclusão que se os dois concorrerem, nenhum se elege. Mesmo indo só um é difícil.

E as mulheres

Onde estão as feministas? É na hora de colocar os candidatos que as mulheres têm de se apresentar. Vejam que entre Canela e Gramado, aparentemente, não teremos nenhuma concorrendo a deputada, enquanto o eleitorado feminino é de 52,88% em Gramado e 53,27% em Canela.

O Voto de Minerva

Conversei na terça passada com os vereadores Wendel Cardoso e Roberto Cavalin. Muito produtivo o papo. Quem quiser ver, só ir lá na página do Facebook do Jornal Integração.

Em Off

Convido para acompanhar o bate papo da redação, todas as sextas-feiras das 8h às 9h ao vivo pela página do Facebook do Jornal Integração, com imagens, ou pelo site leifacil.com e pelo APP RadiosNet, buscando por Radio Integração Digital.

Ao vivo
Acompanhe este colunista todos os dias das sete às oito da manhã no programa Chimarrão e Atualidades pelo site leiafacil.com, ou pela página do Facebook do Jornal Integração. Ou ainda pelo APP RadiosNet, buscando Radio Integração Digital.

Texto: Cláudio Scherer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barba Moto Rides inaugura operação em Gramado com roteiros para fazer de moto

Uma nova forma de explorar a Serra Gaúcha acaba de chegar a Gramado. A Barba Moto Rides foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (16)...

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...