GRAMADO – A Prefeitura realizará uma atividade comunitária da pesquisa denominada “Gramado: cidade para todas as idades”. O objetivo dessa iniciativa é entender a situação local quanto as características necessárias para ser uma cidade amiga do idoso. Para isso, a pesquisa abordará os aspectos que podem ser melhorados e ações para proporcionar mais oportunidades às pessoas idosas. O encontro ainda não tem data confirmada. Toda a comunidade gramadense pode participar.
Ainda, por fazer parte do movimento global, a atividade está conectada com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir disso, uma cidade amiga do idoso é aquela que estimula o envelhecimento ativo, oferecendo oportunidades para saúde e segurança, com qualidade de vida das pessoas à medida que elas envelhecem.
PESQUISA
A Secretaria da Cidadania e Assistência Social realiza a pesquisa, com parceria do Conselho Municipal do Idoso o Centro Internacional da Longevidade Brasil, a CPFL Energia-RGE e a Universidade de Caxias do sul.
Entre os objetivos da pesquisa estão a criação de ações que permitem que as pessoas idosas envelheçam com dignidade e autonomia. O levantamento também leva em conta a promoção do envelhecimento saudável através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas. E, ainda, o oferecimento de oportunidades para que pessoas idosas possam crescer e se desenvolver como indivíduos, contribuindo para a comunidade.