InícioNotíciasCidadesSAMU completa oito anos de atuação em Gramado

SAMU completa oito anos de atuação em Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa oito anos de atuação no município no dia 1º de dezembro. O serviço é prestado com base em contrato da Secretaria Municipal da Saúde com a ACM Região das Hortênsias. No período de 2011 a 2019, o SAMU atendeu aproximadamente 5,7 mil ocorrências.

O SAMU presta socorro e atendimento à população em casos de urgência e emergência (situações que o paciente tem risco de morte) 24 horas por dia, 365 dias no ano ininterruptamente – os atendimentos podem ser em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Para o secretário da Saúde, João Teixeira, que parabeniza a equipe do SAMU Gramado pela disponibilidade e trabalho realizado nos atendimentos de urgência e emergência, a maior luta é contra o tempo.

– Nosso grande desafio é diminuir o tempo de resposta do serviço SAMU. O primeiro passo seria a transferência de Porto Alegre para Caxias do Sul da Central de Regulação de Urgência que recebe os chamados. Estamos empenhados nisso – diz, citando que há casos de risco de morte do paciente.

A equipe do SAMU reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atua para o desenvolvimento da Atenção Básica de Saúde de Gramado. Segundo a Secretaria da Saúde, qualificações e simulados são realizados periodicamente a fim de aprimorar os serviços prestados à população.

COMO ACIONAR


Ao discar gratuitamente 192, a ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência, em Porto Alegre. No primeiro momento, o telefonista vai fazer perguntas sobre o motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas.

Alguns telefonistas do SAMU já utilizam protocolos de triagem para encaminhamento mais rápido do chamado ao médico regulador. Neste caso, será perguntado se a vítima está acordada e se está respirando bem.

Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância. Esta avaliação é feita a partir das informações fornecidas por telefone por quem está no local em que se encontra o paciente.

Esta norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância.

QUANDO CHAMAR


Nas ocorrências de problemas cardiorrespiratórios; crises hipertensas; intoxicações; queimaduras graves; maus-tratos; trabalho de parto iminente; tentativa de suicídio; acidentes de trânsito; casos de choque elétrico; casos de afogamento e acidentes com produtos perigosos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido