No caso do IPTU os vereadores da oposição estão fazendo o papel que cabe a eles ao levarem o assunto ao Ministério Público. Oposição quer dizer, contra. O problema é que a lei foi aprovada por eles mesmos. O Executivo fez o projeto conforme orientação do TCE e eles aprovaram. O MP deve estar lá, olhando para aquela documentação e pensando o que fazer para eles ficarem felizes. O caso está com a promotora Natália. Não consegui falar com ela para obter sua visão sobre o caso.
Dentro da lei
Já a secretária da Fazenda, Sônia Molon, estranhou a atitude dos vereadores. No seu entendimento devem trabalhar para a mudança da lei e não para o descumprimento dela. “É até estranho que um vereador que vota, que é a pessoa que deve defender o cumprimento da lei, trabalhe e instigue a população para descumprir a lei. Se a lei não é boa, é injusta ou insuficiente, que trabalhe-se para a mudança da lei. Nós estamos muito tranquilos a gente aplicou a lei de forma isonômica por aquilo que foi estabelecido pelo Código Tributário, tanto no lixo orgânico quanto no verde.
50% pagou a vista
“Ainda estamos processando a receita. Mas as prévias já apontam arrecadação de mais de 50% dos valores lançados em cota única, o que Mantém a média dos anos anteriores”, respondeu Sônia.
Se paga é porque vale
Conversei com uma pessoa da Várzea Grande (Vale das Montanhas) na sexta-feira passada, que me contou que pagou R$ 22 mil de IPTU este ano, quando no ano passado pagou R$ 12 mil. Ele aumentou o telhado nos últimos anos e por isso houve atualização dos seus metros quadrados construídos. Disse que foi notificado a contestar, mas que reconheceu as novas medidas. E, quanto ao valor, primeiro o cumprimentei pelo sucesso na vida, por ter conseguido boas aquisições e depois ele me disse que reconhece que os imóveis só pelo fato de estarem em Gramado são muito valorizados e que se um dia quiser vender isso será recompensado.
Sem máscaras
O governo do Estado flexibilizou o uso de mascaras para crianças até 12 anos, desde sexta passada. Diz que agora não é obrigatório, mas que é por orientação. Ou seja, as professoras em geral, quando uma criança está sem, “sugerem” que use. Polêmica gigantesca e sem fim. Para mim, está mais do que na hora de todos mostrarmos as caras de novo. Já deu esse papo. Ou tem alguém que prefere ver máscara à um sorriso? Claro, ressalvados casos especiais, como por exemplo ao se servir em um buffet.
Gralha na Saúde
O vereador de Canela, Leandro Gralha, deverá mesmo assumir a Secretaria da Saúde, nos próximos dias. A comunidade pode fazer a questão que quiser, afinal de contas, vivemos em um país democrático. Porém, não quer dizer que alguns comentários não deixem a gente irritado. Teve um que comentou que imagina o Gralha interpretando uma receita médica. Outro imagina um médico sendo orientado por um motorista e etc. Menos mal que a maioria dos comentários na postagem do Integração sobre o fato, são bem vindos, inteligentes, de incentivo. Afinal de contas, se temos reclamações é porque não está bom e se não está bom, precisa-se mudar.
Qualificado sim
Os 16 anos carregando doentes para cima e para baixo, os buscando e entregando junto às famílias são sim uma boa estruturação. Como dissemos na iniciativa privada: contrate o caráter, pois o profissional pode ser treinado. Se um médico não ouve um motorista é porque não tem caráter, é mau e deve ser rescindido. Assim como o contrário, o motorista que se negar a ouvir um médico, também é válido. Gralha viveu muitas experiências nestes 16 anos que lhe marcaram para sempre, e esta sensibilidade pode sim fazer a diferença. Ele sabe o que é preciso chegar ao paciente. Se vai encontrar este caminho, se vai conseguir resolver todos os problemas da saúde pública de Canela, inclusive do Hospital, não sei, mas certamente não será por não ser médico e nem mesmo por falta de boa vontade e dedicação. E, assim como todos nós, terá de se auxiliar sim com profissionais dos mais diversos. Lembrando que aqui em Gramado, o Secretário não é médico e o Adjunto também é motorista, igual o Gralha. Quem sabe agora vai?
Desfile de Páscoa
A grande novidade da Páscoa deste ano teve de ser cancelada. O motivo é a burocracia. Não teve interessado na licitação para a produção. Fica a ideia e o projeto para 2023, com mais tempo, certamente até a venda antecipada de ingressos vai deslanchar.
Ranolfo Governador
De quarta passada, 02 de março, até 15 de março, o vice Ranolfo Vieira Júnior está à frente do Governo do Estado. Eduardo Leite pegou três dias de folga e segunda-feira viaja em missão oficial aos Estados Unidos.
Vejam só: Ranolfo saiu do PTB para o PSDB, partido do governador, para ser candidato a seu sucessor, pois Leite é contra reeleição e se preparava para ser o candidato a presidente pelo partido. Como perdeu as prévias para o governador de São Paulo, João Dória, agora planeja se filiar a outra sigla (PSD) e concorrer por esta a presidente. Ranolfo, se isso ocorrer, deverá novamente trocar de partido para seguir seu líder.
Janela aberta
Desde ontem a janela partidária está aberta para que deputados estaduais e federais possam mudar de partido sem perder o mandato. Ao que tudo indica o partido do presidente Bolsonaro (PL 22) vai acabar sendo o maior do Congresso com quase 70 deputados. O prazo para o troca-troca acaba no início de Abril, quando faltarão seis meses para a eleição.
O Voto de Minerva
O programa de debate com os vereadores de Gramado de terça-feira terá a presença do vereador Professor Daniel (PT). Em razão do feriado não teve sessão esta semana, mas na próxima segunda-feira a atividade será normal. Assista pelo facebook do JI e ouça pela site leiafacil.com.
Putin é mau?
Pois é, com certeza. E você já se perguntou quantos Putins lhe rodeiam? Pois o que você acha, o cara aquele que jogou a pedra no ônibus do Grêmio, cheio de gente, é melhor ou pior do que Putin? Que a guerra sirva para fazermos reflexões…
Hacker
São cada vez mais comuns os ataques de hacker aos mais diversos sistemas, tanto da iniciativa privada quanto pública. Não escapa ninguém! Ontem foram os clientes do Itaú que tiveram a surpresa. Alguns acordaram com mais dinheiro na conta, outros menos. Em seguido o sistema caiu e ninguém mais conseguiu mexer na sua conta corrente. Aguardemos a eleição para termos algo seguro neste mundo digital, pois a única coisa inviolável neste mundo são as urnas…
Texto: Cláudio Scherer | [email protected]