GRAMADO – As escolas Presidente Vargas e Santos Dumont venceram a primeira Olimpíada Municipal de Desenvolvimento de Aplicativos (OMDA). Dos cinco projetos das quatro escolas finalistas, dois foram premiados: um na categoria Ensino Fundamental e outra na categoria Ensino Médio.
A OMDA foi lançada em abril e teve como objetivo estimular o debate sobre os principais problemas relacionados à diversidade no ambiente escolar. A proposta foi de incentivar os estudantes a desenvolverem tecnologias, ideias e soluções interdisciplinares e aplicáveis, com potencial de transformação social e ambiental.
A olimpíada teve três fases. Na última etapa as cinco equipes classificadas divulgaram os vídeos que produziram demonstrando a funcionalidade de seus aplicativos, buscando obter o maior número de interações dos internautas na Fanpage da olimpíada no Facebook.
Na fase final participaram cinco equipes de quatro escolas. Na categoria Ensino Médio participaram as escolas Ninho e Santos Dumont. Já na categoria Ensino Fundamental participaram as escolas Presidente Vargas e Gentil Bonato. A Gentil Bonatto chegou às finais com dois projetos.
A premiação ocorreu na segunda-feira (11) no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Vera Grin, com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci e do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Leonardo Alvim Beroldt da Silva. Os alunos participantes receberam como premiação um certificado, um pendrive e os primeiros colocados receberam ingressos para o parque Snowland.
Conheça os projetos premiados
A escola Presidente Vargas, que venceu na categoria Ensino Médio, apresentou o aplicativo ‘TurisGram’, que tem como objetivo auxiliar na acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência em Gramado. Ivanilda Simiano da Rosa foi a orientadora do projeto junto com Miriam Andrade, co-orientadora. Os alunos premiados são Antônio Augusto Dias, Wesley Tonin, Emily Melo Jovasque e Vinícius Oliveira.
Já a escola Santos Dumont desenvolveu o aplicativo ‘Bixopédia’, que tem como função identificar a biodiversidade regional e incentivar a conservação. O projeto foi orientado por Rodrigo Pietrowski e realizado pelos alunos Klaus Schneider, Lucas Alexandre Pereira Davides,Neisiane Frassetto Nascimento e Renata Santa Helena Pinto.