É até redundante, mas é isso mesmo, com as filas e a demora para os atendimentos médicos, tanto nos postos quanto nos hospitais em Gramado e Canela, é preciso pedir que o paciente tenha um pouco de paciência ao buscar o atendimento. Os profissionais de saúde estão novamente esgotados com a alta demanda em virtude da procura por causa da variante Ômicron. Muitos destes profissionais são comprometidos com a profissão e estão ali realmente para dar o seu melhor. Impossível acreditarmos que tem gente que busca o atendimento e por causa da demora agrida verbalmente e moralmente aqueles que estão se esforçando ao máximo. Só quero lembrar que tanto os postos de saúde quanto os hospitais não têm apenas as demandas do coronavírus para atender, mas sim uma outra série de atendimentos que fazem parte do dia a dia de qualquer cidade. Vale lembrar também que muitos municípios, bem próximos de nós não têm postos de saúde com a estrutura que temos aqui, quem dirá um hospital, então as vezes é bom olhar para o lado e fazer uma reflexão.
Prorrogação da intervenção
Como já havia adiantado, o prefeito Nestor Tissot assinou a prorrogação de intervenção do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). Tissot determinou a prorrogação por 90 dias, a contar de 5 de fevereiro até 5 de maio, à de se entender que o HASM passa por uma transição de propriedade e inclusive tem o acompanhamento de perto do Executivo Municipal e Ministério Público. A equipe do Nestor já começa analisar como ficará esta questão lá em maio, mas como já dito por Tissot, em caso de encerramento da intervenção, não quer dizer que uma nova não seja feita, basta os novos proprietários não fornecerem o serviço que atenda às necessidades da comunidade.
Último fim de semana
Este é o último fim de semana do Natal Luz, domingo fechamos 95 dias de atrações gratuitas e pagas. É importante dizer que a decoração começa a ser retirada o que poderá causar um pouco de transtorno no trânsito, mas deverá ser tranquilo, a cidade já não tem recebido tantos visitantes neste mês de janeiro e fevereiro deve começar no mesmo ritmo. Os dois próximos eventos que serão realizados pela GramadoTur serão a Vindima em Gramado que realiza sua primeira edição a partir do dia 10 de fevereiro e o Gramado In Concert que chega a 8ª edição a partir do dia 12 e vai até o dia 19.
Apresentações na rua Coberta
As atrações da rua Coberta com o palco montado durante o período do Natal Luz é uma das atrações gratuitas e uma das mais atrativas oferecidas ao público visitante. Esta é a atração que faz parte do projeto Natal Luz para Todos, financiada pela Lei Rouanet quando o projeto é aprovado pelo Ministério do Turismo. Nesta edição a GramadoTur priorizou os músicos locais, pois estes foram os que por muito tempo foram impedidos de trabalhar durante a Pandemia de Covid-19. Teve músico que chegou a ter mais de 5 apresentações no período, infelizmente tem aqueles que não ficaram satisfeitos, a Autarquia por sua vez oferece a estrutura, som, luz, palco e os músicos levam seus instrumentos e claro o talento para se apresentar. Talvez a estrutura oferecida não tenha sido das melhores, mas é o que podia oferecer no momento, digamos de passagem que os shows duram apenas 50 minutos, o valor pago é acima do mercado atual, tão logo para aqueles que ficaram descontentes, tem a opção de pedir para ficar de fora na próxima edição.
Comprometimento
Encerrarei o meu trabalho no Natal Luz com o sentimento de dever cumprido, sem faltar nem um dia o que não é nem um mérito, pois fui pago para cumprir o contrato, foram diversas gravações de áudios e muitos dias de compromissos com o evento. Faço aqui um agradecimento a Deus por ter me dado saúde para poder trabalhar e mais uma vez à Rosa Helena Volk, presidente da GramadoTur, assim como ao diretor de Eventos Diego Scariot e a toda equipe da autarquia pela parceria. Para ser o mestre de cerimônias do maior e mais importante evento natalino do Brasil não basta querer, tem que ser comprometido. Bom fim de semana e abraço a todos(as).
Texto: Daniel Santos | [email protected]