InícioColunistasDireto da RedaçãoÂngelo e Ratinho exonerados

Ângelo e Ratinho exonerados

Tempo de leitura: < 1 minuto

No início desta semana, o governo municipal exonerou Ângelo Sanches e Luiz Cláudio da Silva das funções de secretários. Até a terceira fase da Operação Caritas da Polícia Civil, eles respondiam pelas Secretarias de Turismo e Obras. No dia 8 de novembro, quando a cidade parou diante da operação policial, ambos chegaram a ser presos e foram levados para o Presídio, onde passaram a noite.

Na manhã do dia seguinte (9), o juiz Vancarlo Anacleto, que havia autorizado a prisão preventiva, permitiu que os secretários (e mais o vereador Alberi Dias) fossem libertados após ouvi-los na audiência de custódia. A detenção virou afastamento cautelar das funções públicas por 60 dias (até 9 de janeiro). E como a legislação permite, mesmo afastados, eles continuaram recebendo seus salários. O partido deles, o MDB, formalizou um pedido ao Governo Municipal para exonera-los e um dos principais motivos foi justamente esse.

Nesta semana conversamos com Ângelo e Ratinho. Sanches disse que aceita a decisão do governo e deseja que tudo seja esclarecido. Também enfatizou que, enquanto secretário, fez o melhor que pôde pela cidade e se mostrou grato pela oportunidade de atuar como secretário de Turismo de Canela. A exoneração de Ângelo foi formalizada na segunda-feira, dia 20.

Ratinho salientou que agora aguarda o desfecho judicial que irá comprovar que não houve ilicitude em seus atos como secretário. “Tenho certeza absoluta que serei inocentado, só errei em trabalhar demais e tudo que fiz foi pelas pessoas, pela cidade. Saio de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido por ter ajudado a comunidade”, me disse.

Deve sair do partido

Na interpretação da coluna, agora que se confirmou a exoneração é questão de dias para Ratinho se retirar também do partido. A saída a pedido do próprio MDB foi um golpe duro de assimilar e o que me disse ainda antes de ser exonerado, de que o partido nunca o procurou para saber dos fatos, são ingredientes suficientes para apostar que ele sairá mesmo do partido.

Ratinho é militante do MDB há cerca de 30 anos e ainda antes da Operação Caritas já tinha revelado para esta coluna que havia um descontentamento interno. “Eu nunca fui ouvido pelo partido”, me disse certa vez. Somar isso a falta de apoio partidário num momento de precisão não deixa clima para permanecer.

Obras no centro

Antes tarde que mais tarde, né?Depois de perderem o sábado com alto potencial de vendas, na segunda-feira, após muita pressão, as obrasde repavimentação da avenida Júlio de Castilhos foram paralisadas até 3 de janeiro. A Prefeitura, reiteradas vezes, se manifestou dizendo que o cronograma de trabalhos é de responsabilidade da EGR (Governo Estado).

Bueno, a lição que fica é a do planejamento prévio para evitar transtornos durante e até após o serviço. Qualquer obra com perfil tranca rua nessa época do ano é terrível para os comerciantes. Em cidades turísticas mais ainda. E neste quesito entra também a João Pessoa. É importante para o Município ter esses vias recuperadas sem gastar dinheiro dos seus cofres, mas os períodos de execução precisam ser bem pensados. Os comerciantes da João Pessoa, na hora de fechar o caixa de dezembro, vão sentir falta dos vários dias com as ruas trancadas.

Orçamento de R$ 256,2 milhões

Os vereadores aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária deste ano, na segunda-feira, o projeto de lei que estima a receita e fixa as despesas da Prefeitura para o ano de 2022. O Orçamento Municipal ficou com as despesas máximas fixadas em R$ 256,2 milhões, mesmo montante para a receita estimada. O valor representa 22,5% a mais do que havia sido projeto para 2021 (R$ 209 milhões).

Também passou pelo crivo do parlamento a destinação das emendas impositivas individuais e emendas de bancadas. O valor total ficou em R$ 5.012.530,95, sendo R$ 455.684,62 para cada vereador (R$ 248,5 mil de impositivas e R$ 207,1 mil de bancada). A lista com as entidades contempladas está no nosso portal www.leiafacil.com.br

Área e Proteção Ambiental

Outro importante projeto de lei aprovado na sessão desta semana é o de nº 85/2021, que dispõe sobre a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) – Corredores da Biodiversidade de Canela. A Área de Proteção Ambiental possui perímetro aproximado de 98 km e tem como objetivo principal a conservação e a recuperação de corredores ecológicos e de parcelas significativas de Mata Atlântica, bem como promover seu uso sustentável.

A Área abrange as bordas da Bacia Hidrográfica do Rio Caí, desde a divisa com São Francisco de Paula até Gramado, protegendo parques como Pinheiro Grosso, Caracol, Paredões e outros. Entre os objetivos específicos está o de “conservar, proteger e recuperar a cobertura vegetal como forma de proteção do solo, das nascentes e cursos d`água e disciplinas de forma integrada, o uso e ocupação do solo, definindo as regras para identificação de áreas prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade”.

Este projeto de lei, além das questões ambientais que são de extrema importância, é um limitador do que poderá ser feito dentro do Parque do Caracol, por exemplo. A concessão está em andamento e no receio de investimentos privados que desconfigurem o principal ponto turístico da cidade, foi criado este conjunto de limitações. Achei muito positiva a iniciativa de Canela.

Recursos em Brasília

O prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Obras, Marcelo Savi, estiveram na Capital Federal na semana passada, onde realizaram um trabalho de articulação política junto a gabinetes de deputados federais e ministros, com o objetivo de captar recursos e projetos para Canela.

Nesta semana,o Executivo recebeu a confirmação do repasse de aproximadamente R$ 900 mil por meio de emendas parlamentares, para investimentos exclusivos na área da saúde, sendo R$ 350 mil do deputado federal Giovani Feltes (MDB), R$ 200 mil do deputado federal Alceu Moreira (MDB) e outros R$ 350 mil através de Emenda de Relatoria.

Constantino e Savitambém protocolaram emendas em outras áreas como educação, assistência social, turismo e infraestrutura urbana, nos gabinetes dos seguintes deputados federais: Osmar Terra (MDB), Márcio Biolchi (MDB), Lucas Redecker (PSDB), Bibo Nunes (PSL), Nereu Crispim (PSL), Marcelo Brum (PSL), Afonso Motta (PDT), Pedro Westphalen (PP), Marcon (PT) e Maria do Rosário (PT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...

Encontro em Porto Alegre aproxima Assembleia Legislativa e imprensa do interior Márcia Sarmento - Especial ADI Multimídia A ADI Multimídia, entidade que representa 30 veículos de...