InícioColunistasColuna do WebinhaPAPAS NO CAFÉ DE HOMENS

PAPAS NO CAFÉ DE HOMENS

Tempo de leitura: < 1 minuto

Novamente um belo e rico encontro do “Café de Homens” da Comunidade Evangélica (IECLB) aconteceu no último sábado (18), com a participação do arquiteto Jadir Pires de Souza como convidado especial. Seguem algumas frases e colocações que foram possíveis anotar.

– “Canela demorou mais de 40 anos para ter o seu primeiro hotel 5 estrelas. Só agora estão saindo mais de 5 novos hotéis desta categoria.”

– “Minha vida profissional e o meu crescimento devo muito a Comunidade Evangélica, pois participava muito da Juventude Evangélica de então. Foi nela que conheci o ex-prefeito GüntherSchlieper.”

-“A primeira rótula da cidade e região surgiu após uma viagem de Schlieper à Austrália.

-“O Conselho do Plano Diretor é deliberativo. Problemas omissos ou dúbios normalmente são resolvidos pelo Conselho. Ele não tem compromisso com a Prefeitura ou com os vereadores. Tem com a comunidade. E trabalha sem remuneração”.

-“Os prefeitos usam o Conselho para o bem e para o mal.”

-“Hoje mudou o perfil de quem vem residir em Canela. A pessoa quer morar no centro. São pessoas de mais idade, que às vezes, nem carro mais tem. Usam aplicativo”.

-“O custo da máquina pública é muito elevado. A iniciativa privada consegue trabalhar por menor custo. É preferível as contrapartidas serem feitas pelas próprias empresas a repassar os valores para a prefeitura.”

-“No espaço livre ao lado do prédio do INSS, ainda é possível ser feita um trecho de rua. Metade da área já é da Prefeitura. Seria uma pequena, mas importante ajuda para o nosso trânsito.”

-“Ninguém mais fala sobre o Presídio, após aquela crise de falta de lugar para detentos de alguns anos atrás. Durante o último governo do ex-prefeito Ernani Reis foi sugerida a construção de uma nova casa prisional em área do IBDF ou ampliar o presídio de São Francisco. No lugar do presídio atual seria feita uma escola.” (lembrança do Dr. Aldo Gama).

-“O Café de Homens poderia despertar o assunto presídio para colocá-lo em pauta, antes que aconteça algo pior por ali, pois foi esquecido pelas autoridades”.

-“Mais de 40 grandes projetos estão tramitando na Prefeitura atualmente”.

– “Esta terceira via na entrada da cidade será feita pelos empresários proprietários dos hotéis em construção por ali. Será a contrapartida.”

– “Ficou muito confusa o acesso para o mercado o Dia. Já aconteceram três acidentes.”

– “No momento não existem mão-de-obra em Canela. A que existe é desqualificada, sendo necessário qualificá-la. E também qualificar parte dos empresários.”

– “A recente permuta do terreno ao lado do hospital para construir a creche Tio Beto foi um equivoco. Deveria ter sido preservado”.

– “Canela precisa parar para pensar o que quer para o futuro. Seriam prédios,mais prédios, mais prédios? Está na hora. Isto que eu vivo disto.”

– “Na índia não existem sinaleiras nem placas de trânsito nas esquinas das ruas. Ônibus, motos, carros,bicicletas, animais, circulam todos juntos e não acontecem acidentes.É da sua cultura.”

RÁPIDAS E SELECIONADAS

  • Ninguém discute a necessidade das obras de recapeamento e de saneamento executadas na rua João Pessoa e Av. Júlio de Castilhos no momento. O que irritou comerciantes e moradores foi a época de realização, no final de uma pandemia que travou tudo e na véspera do Natal. As justificativas não convenceram ninguém. Inclusive a obra ficou sem padrinhos. Puro amadorismo.
  • Tenho a melhor das impressões da nossa nova secretária de Turismo, a vereadora Carla Reis. Tem boa comunicação e conhecimento da área. E, principalmente, é Raiz.
  • Os próximos dias serão os últimos para apreciarmos as belezas das nossas hortênsias, ainda existentes em alguns locais e logradouros. É a época forte da sua florescência. Falei ainda, pois não recordo de ter havido algum plantio dela nos últimos anos. Isto que já fomos a Cidade das Hortênsias, lembram?
  • Neste dia 19 completaram-se 54 anos da conquista do primeiro título de Campeão Estadual de Amadores pelo E.C. Serrano em Bento Gonçalves, jogando a final contra o União Serrano também de Bento. Resultado: 2×1 gols de Ratão e Netinho.
  • O estacionamento pago em nossa cidade completou 5 anos de existência neste dia 22.
  • Chegamos ao Natal. A mais marcante das datas cristãs. Muita paz a todos!!

“As coisas boas que possuímos, a morte nos toma. O que fazemos de bom, o céu nos devolve.”

Louis Veullot

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...

Encontro em Porto Alegre aproxima Assembleia Legislativa e imprensa do interior Márcia Sarmento - Especial ADI Multimídia A ADI Multimídia, entidade que representa 30 veículos de...