Tiago Manique
GRAMADO – Foi emoção do primeiro ao último segundo e de sobra para aumentar este plus eletrizante, a decisão do Campeonato de Futsal da Hotelaria ocorrida terça-feira (5) no Perinão foi definida nos pênaltis, após empate no tempo normal em 2 a 2 e nas penalidades quem se deu melhor foi o Lá Bella Notte que superou o Hotel Sky por 2 a 1 e ficou com o título. Antes desta partida ocorreu a decisão do terceiro lugar e o Meninos da Villa venceu o Alpine Italianinho por 6 a 2.
O bom público que compareceu no Perinão viram que as duas equipes entraram com espírito de uma final, com muita disposição, disputas acirradas e claro prevalecendo a parte técnica dos finalistas.
O Hotel Sky iniciou com mais posse de bola e buscando na maior parte das ações ofensivas. Faltando13 minutos, Diego bateu forte no canto e o goleiro Jader, destaque da final fez a defesa. Um minuto depois a rede balançou. Diego apareceu novamente desta vez servindo a Renan Cardoso que colocou de lado de pé, fazendo 1 a 0 para o Sky.
Com o gol, o Lá Bella Notte foi buscar o prejuízo e faltando cinco minutos, em boa combinação de passes, Dionatan bateu forte igualando o marcador. O primeiro tempo se encaminhava para o fim e faltando 34 segundos a meia distância, Jáder espalmou e Dan Mello pegou o rebote e colocou o Hotel Sky na frente.
Veio a segunda etapa e os últimos 20 minutos foram de mais luta pelo resultado positivos do que prevalecendo a parte técnica, ocasionada pela tensão de uma final de competição. Antes do primeiro minuto, o Lá Bella Notte quase empatou,quando em uma envolvente troca de passes, Éverson fez o pivô e girou, batendo de perna esquerda para fora.
Durante praticamente todo segundo tempo, a marcação e os goleiros dos dois times ganharam vantagem, o Hotel Sky conseguindo até então segurar a vitória o que colocaria como a campeã. Quando o cronômetro marcou que faltava 2’44, o Lá Bella Notte teve a chance de empatar com tiro livre,mas Luan defendeu. Neste momento, a equipe estava com um atleta a menos, pois Luis Antônio havia sido expulso.
A saga pelo título ganhava mais um capítulo. O camisa número oito do Hotel Sky, Murilo, fez falta e acabou sendo expulso, era a oportunidade do Lá Bella Notte de empatar e levar a partida para os pênaltis. Tarcisio teve esta incumbência de cobrar a falta e marcar, de fato foi isso que fez, bateu forte, bola na rede e desta vez Luan nada pôde fazer: 2 a 2.
O apito final deu mais um tempero nesta decisão, a cobrança de pênalti. Desafio tão difícil para os atletas, quanto para escolher um dos confortáveis quartos para se hospedar no Hotel Sky ou uma saborosa pizza do Lá Bella Notte.
Ali neste desafio não poderia ter erro e quem mais acertou foi Lá Bella Notte que não desperdiçou as cobranças e ainda contou com a defesa de Jader e um dos gols de pênalti marcado pelo próprio goleiro. Na última cobrança do Sky a bola bateu na trave e a conquista foi da rapaziada da pizzaria que começou as ser trilhado no final da tarde, encerrou em uma bela noite com a taça do Futsal da Hotelaria.
Avaliação e competições
O Futsal da Hotelaria foi a última competição do ano organizada pelo Sindihoteleiro que nesta temporada no início do ano, havia promovido o Campeonato de Futebol 7, também vencido pelo Lá Bella Notte. Marcionil Martins, presidente da entidade sindical avaliou o campeonato, projetou próximas competições e citou do atual momento sindical e alguns benefícios para o associado.
“Foi um campeonato muito bem organizado onde no final fomos premiados com uma final eletrizante e já estamos projetando o próximo ano com a criação de um campeonato de vôlei [feminino ou misto] pois mesmo com a situação difícil que estamos passando, em um governo de extrema direita [Governo Federal] que atingiu o trabalhador,mas nossa categoria confia no sindicato e temos que continuar unidos que somente desta forma conseguiremos ir adiante levando diversos benefícios aos associados”, avaliou. Júlio do Meninos da Villa foi o artilheiro com 22 gols e a melhor defesa do Hotel Sky que sofreu apenas 18gols, com o goleiro Luan recebendo a premiação.