GRAMADO – Diversos pontos turísticos em um lugar só. Neste ano, as Renas do Natal Luz estão caracterizadas com os principais lugares visitados pelos turistas no município, como a Igreja São Pedro, o Pórtico da Várzea Grande, a Rua Torta, o Lago Joaquina Rita Bier, entre outros. Tradicionalmente, a Gramadotur, por meio de uma licitação, escolhe artistas interessados em realizar as obras todos os anos e, como de costume, há sete anos, as pintoras e desenhistas da Associação Cultural Artes Visuais de Gramado (ACAVG), agremiação criada especificamente para a arte nas Renas, foram escolhidas para expor seus talentos.
As 12 estruturas estão expostas na rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. Deste número, cinco foram feitas por Lourdes Abreu, Neusa Santarossa, Ricardo Veras, Janice Teixeira e Rosângela Silva. Em sua Rena, Lourdes reproduziu o Lago Joaquina Rita Bier. Enquanto Veras, Neusa, Janice e Rosângela fizeram, respectivamente, a Igreja São Pedro, a Rua Torta, a Borges de Medeiros e o Pórtico da Várzea.

“A gente ganhou o tema e tivemos que usar a criatividade para escolher os melhores pontos, fazer algo impactante, com muitas cores, algo que chame atenção e que seja, realmente, a parte turística de Gramado. Cada artista plástico desenvolveu isto. O nosso grupo está bem unido, trabalhando sempre juntos e incentivando umas as outras para fazer o melhor e o mais bonito para a comunidade gramadense e para os turistas. Eles tem que chegar aqui e se encantar com as maravilhas desta cidade. Gramado é um ícone para o país e para o exterior, então a gente se preocupa com isso”, descreveu Lourdes, que também destacou que o tempo de produção de cada pintura vai de acordo com a complexidade e tintas usadas na obra.

Elas estão ali, próximo a Borges de Medeiros, desde o começo do Natal Luz, no dia 28 de outubro, e ficarão até a finalização do evento em 30 de janeiro.
















