InícioGeralGramado e CanelaMárcio Cavalli e Romeo Riegel tomam posse na Academia de Letras dos...

Márcio Cavalli e Romeo Riegel tomam posse na Academia de Letras dos Municípios do RS

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA/GRAMADO –A Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul terá duas novas caras em seus quadros. O jornalista, escritor e professor, Márcio Cavalli, e o cronista e professor, Romeo Riegel, figuras estudiosas e conhecidas na comunidade gramadense e canelense, irão assumir cadeiras vitalícias na instituição, nesta sexta-feira (26), em solenidade que ocorrerá na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Márcio, que irá assumir em Canela, e Romeo, em Gramado, participaram do programa Manhã com Informação, na manhã de quarta (24). Eles explanaram como a oportunidade para fazer parte da Academia de Letras surgiu, além de destacar a importância do fomento da cultura e da existência de uma instituição deste segmento.

“No momento em que surgiu a oportunidade de fazer parte, nós logo nos lembramos: Gramado vai entrar nessa, e se Gramado entra, Canela entra também. Quem em Canela, que foi analisado? Não foi decisão do Romeo. Eu e o Márcio já estávamos discutindo. A verdade é que ele fez uma historiografia (de Canela). Não é a história contada, simplesmente, é a história vivida, ele registrou muito bem. Isso é importante para o município de Canela”, justificou Romeo, sobre o ingresso de Cavalli na instituição.

Riegeltambém destaca que, quando foi fundada a Academia Gramadense de Letras e Artes, os órgãos culturais foram congregados em uma única ação para centralizar o trabalho. “As pessoas de cultura, por várias razões, são muito afeitos para entrar em conflitos um com os outros e, no final, não resultar em nada. Quantos grupos teve em Gramado, de poesia, de escritura, pintura? Não existe mais nenhum. Nós achamos que, com a Academia, os órgão oficiais tem que se juntar, e para entrar nesse meio e participar do planejamento dos projetos tem que ser oficial, se não, não pode. A ideia é esse grupo reunido puxar os outros pra si”, observa.

De acordo com Márcio, a existência de uma Academia de Letras é, principalmente, para estimular a literatura e a cultura na comunidade. Cavalli também comentou que, quando a comunidade descuida da própria cultura e história, pessoas que não são comprometidas por não entender os valores culturais e memoriais, ‘tomam conta’ da cidade ou local. “Eu não posso, simplesmente, chegar em uma comunidade e dizer: agora vai ser assim! Não, espera ai, temos um conceito, não é assim que funciona. Então, esse é o grande sentido da ligação das histórias nas comunidades”, declarou.

CURRÍCULOS – cRomeoRiegel foi o primeiro radialista profissional que Gramado teve. Após se aventurar nos microfones nativos, ele foi para Canela, Caxias do Sul e Porto Alegre para trabalhar em rádios de maior expressão. Com diversas crônicas escritas sobre a cidade natal, ele retornou após 34 anos lecionando entre a Universidade Federal de Santa Maria, Unisinos e Universidade de Passo Fundo. Ele tem cinco livros publicados, com 12 edições.

O canelense Márcio Cavalli é o criador do Memorial do Esporte Canelense e Os Canelistas, que, segundo Cavalli, é o maior projeto de memória histórica e comunitária do Brasil. O último livro foi lançado em 2020. Atualmente, além de escritor, ele presta serviço como jornalista para a Bancada do MDB, na Câmara de Vereadores, como assessor de imprensa para o Campus das Hortênsias da Universidade de Caxias do Sul e também é curador da Semana Farroupilha de Canela.

Correção: os autores do livro Raízes de Canela são Pedro Oliveira e Vera Lúcia Maciel Barroso. Anteriormente, a reportagem havia publicado, erroneamente, o nome do autor.

A entrevista completa pode ser ouvida por meio da página do Jornal Integração, no Facebook, ou pelo site leiafacil.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido