CANELA – Na última semana, o vereador Felipe Caputo esteve reunido com o então prefeito em Exercício Gilberto Cezar para apresentar seu projeto de inserção dos fisioterapeutas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Tendo em vista que no último final de semana foi apresentada em âmbito Federal uma lei com a mesma finalidade, e agora, os profissionais de fisioterapia podem passar a integrar o Programa de Saúde Familiar (PSF).
De acordo com o vereador, que também é fisioterapeuta, o PSF se mostra como um meio para trazer nova organização do foco na saúde, buscando melhor atender seus usuários, exigindo das equipes o emprego de debates sobre a necessidade de tornar o atendimento médico-sanitário do país mais humanitário. Experiências isoladas em algumas regiões brasileiras que já possuem tal serviço para a comunidade, mostram que a inserção deste profissional enriquece e desenvolve ainda mais os cuidados de saúde da população. A presença do fisioterapeuta na comunidade se torna relevante na medida em que contribui para a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde obedecendo assim os princípios do atual modelo de saúde.
“O fisioterapeuta pode realizar um trabalho multidisciplinar com toda a equipe de Saúde da Família, realizando atendimentos domiciliares e orientações técnicas, envolvendo familiares para que possam dar continuidade ao trabalho terapêutico, visando uma melhor evolução clínica do paciente”, lembrou Caputo.