InícioEducaçãoGramado e CanelaEscadaria histórica da Escola Danton vira obra de arte ao ar livre

Escadaria histórica da Escola Danton vira obra de arte ao ar livre

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A Escola Estadual De Ensino Médio Danton Corrêa Da Silva é uma das mais tradicionais do Estado e, com 58 anos desde a fundação, tem forte ligação com moradores e ex-alunos que por ela passaram durante seus estudos.

São milhares de estudantes nestas quase seis décadas e, sem dúvidas, um dos locais históricos de referência para todos é a escadaria que liga os dois prédios da escola.

A escadaria, com 40 degraus, foi transformada este mês em uma obra de arte com muita cor, motivações e referências aos livros, além de homenagem a importantes autores gaúchos.

A ideia foi trazida pela diretora Leandra dos Santos que comanda a escola há 9 anos. Ela viu uma foto de uma escola no Líbano e teve a ideia de fazer o mesmo em Canela. Uma das professoras da escola, Nathalia Martins Vieira da Silva, é casada com o artista plástico cubano, Lázaro Loiser Sánchez Diego, que é radicado no Brasil e decidiu oferecer a pintura de forma voluntária para a escola e alunos.

A direção vem fazendo melhorias na escola e na escadaria e o artista, após visitar o espaço há dois meses, viu o desafio e iniciou os trabalhos. A concepção partiu da criação de um desenho que remeteu a uma prateleira de livros com várias temáticas. Uma parte, com homenagem a escritores gaúchos consagrados como Mario Quintana, Lya Luft, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Paixão Cortes entre outros.

O demais degraus receberam temas de incentivo social, educação, incentivo à reflexão dos alunos e incentivo para a leitura. A técnica usada foi pintura em óleo que garante maior longevidade da obra. Foram mais de sete dias pintando a escadaria e fazendo cada detalhe com muito carinho, pensando nos alunos. A escola cedeu as cores primárias e o artista foi criando cores mais vivas que pudessem provocar impacto aos alunos e visitantes.

Para mim foi um trabalho importante, social e presente para a comunidade. Esta obra reflete a importância da leitura para a vida, para fugir um pouco da internet e entrar neste mundo dos livros como símbolo de aprendizagem“, conta o professor de 33 anos que mora no Brasil há cinco anos e também foi professor de artes em Cuba.

Hoje a escola tem cerca de 300 alunos que estão indo para aulas de forma presencial, 3% do total. A professora Paula Postal Pacheco conta que os alunos se identificam com a obra e se sentiram valorizados. “Eles adoraram, cuidam da escada e a obra melhorou a auto estima de todos da comunidade escolar“, disse.

Várias gerações de moradores de Canela estudaram na Escola Danton, e a escadaria está na memória afetiva de todos. “Muitas pessoas da comunidade se conheceram aqui, iniciaram relações de amizade e até casamentos tendo a escola e a escadaria como pano de fundo. Valorizamos muito este presente e queremos agradecer o trabalho voluntário do artista que foi incansável“, fala a diretora Leandra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido