CANELA – Com cerca de 8 hectares de área, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Barão do Rio Branco, bairro Saiqui, já está atuando junto com os alunos com educação ambiental. Semana passada, os alunos do primeiro ano do turno integral acompanhados da professora Belânia Willrich Bolognese Antonelli e da bióloga e também docente da rede municipal, Laci Gross, vivenciaram na prática o reaproveitamento do lixo orgânico como adubo, além de semear e colher.
Um dos ensinamentos foi de um tradicional fruto da região Sul. Conforme Laci, uma das preocupações já demonstradas é com relação ao futuro da Araucária, árvore que produz o pinhão, pois se não ocorrer preservação e novas mudas sejam plantados, em 70 anos não existirá mais a espécie.
Confira abaixo entrevista com a professora Laci Gross:
A professora Belânia ressaltou a importância das aulas socioambientais para as aulas práticas dentro de sala de aula em que é utilizada como forma de ensino, por exemplo, nas letras do alfabeto.
Confira abaixo entrevista com a professora Belânia Willrich Bolognese Antonelli:
O aluno Micael Oliveira da Silva, 6 anos, é um dos mais entusiasmados com a atividade. Ele explicou os cuidados que deve ter com as plantas e falou o quanto as aulas ambientais ajudam em sala de aula.
Confira abaixo a entrevista com o aluno Micael Oliveira da Silva:
Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente de Canela:
Confira abaixo a programação da Semana do Meio Ambiente de Gramado: