InícioEconomiaGramado e CanelaDevido à pandemia quase 50% das empresas deixaram de pagar impostos

Devido à pandemia quase 50% das empresas deixaram de pagar impostos

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O mapeamento do cenário vivenciado por pequenas e médias empresas durante o período da pandemia e ações para retomada econômica, foram apresentadas pela Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico na noite de quinta-feira (29), durante o segundo evento virtual de ações da retomada econômica do município.

Coordenando os trabalhos, o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico Luciano Melo, falou da série de medidas com o objetivo de auxiliar as empresas e contribuintes na superação da crise econômica desencadeada pela pandemia do coronavírus.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic) Lucas Dias, expôs sobre uma pesquisa realizada pela entidade com as empresas do município para saber o tamanho do impacto do coronavírus na economia. “Conforme a resposta dos empresários, cada empresa demitiu, em média, três trabalhadores, desde o início da pandemia”, contou.

Lucas também relatou que a pesquisa mostrou que pelo menos 17% das empresas responderam que a queda do faturamento durante a pandemia ficou entre 0 e 25%. O número aumenta, quando se refere às empresas que perderam de 25% a 50¨do faturamento, chegando a 32,1% das respostas.

A maior fatia está nas empresas que perderam de 50% a 75% do faturamento, nesta faixa o percentual é de 33,9%. As empresas que responderam que perderam entre 75% e 100% do faturamento representam 17% das respostas. Além disso, mais de 61% das empresas tiveram que contratar linhas de crédito para manter as atividades, sendo que 44% das que responderam a pesquisa já estão deixando de pagar impostos por falta de recursos.

O gerente da agência do Sicredi de Canela, Luís Fernando Volkweiss, destacou as ações que a cooperativa realiza para a minimização dos impactos econômicos e sociais nas comunidades. “O Sicredi possui as linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e se coloca a disposição para mais esclarecimentos pelo telefone”, disse. O contato da agéncia é 3278.6900.

O diretor Executivo da Garanti RS, Marcelo Lima, divulgou como funciona o acesso ao crédito e a operacionalidade junto ao Badesul, além de se colocar a disposição para esclarecer outras dúvidas.Um técnico do RS Garanti está a disposição do empresariado de Canela semanalmente para encaminhar os pedidos de financiamento. Os atendimentos são na secretaria da Fazenda do município e os agendamentos acontecem pelo telefone 3282.5100.

O deputado federal Márcio Biolchi (MDB) falou da articulação de programas de regularização fiscal pela União, pelos Estados e pelos municípios é urgente. “Se as empresas negativadas não tiverem acesso às políticas de financiamento, o seu custo será ainda maior por conta da redução de empregos e das perdas na arrecadação”, argumentou.

Biolchi falou também que “da mesma forma é preciso garantir mecanismos efetivos de acesso ao crédito e seguir vacinando contra a Covid para a retomada das atividades e da economia. Assim, vamos permitir que os empreendedores tenham novo fôlego e reestruturem seus negócios”.

Encerrando o evento virtual, Cesar do Nascimento e Sheila da Rosa, representantes do Sebrae apresentaram o Plano de Mitigação de Perdas, uma parceria da Prefeitura de Canela com a entidade que tem como objetivo auxiliar o empresariado canelense. Os trabalhos iniciam com o cadastramento dos interessados no site www.canela.rs.gov.br, assessoria online sobre finanças, marketing e planejamento empresarial e palestras ou lives sobre fluxo de caixa, marketing digital e turismo, tudo isso na Fase 1 e Inovação.

“Traremos temas diversos como ecossistemas de inovações, soluções para compras governamentais voltadas aos pequenos negócios e um espaço dedicado aos jovens empreendedores, entre outros”, finalizou Luciano Melo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido