GRAMADO – Os tatames do Brasil na modalidade do taekwondo tem dono. E os mandatários são os gramadenses Gustavo Sartori Schneider, Jean Gabriel Sartori e Carlos Alexandre Barbosa. Os três, dentro de suas categorias conquistaram o título nacional em uma competição que reuniu cerca de 680 atletas de 19 estados na cidade de Igarassu (PE).
Chefe e técnico da delegação gaúcha, Gustavo que é faixa preta quarto dan, trouxe na bagagem duas conquistas acumulando entre todas as modalidades que lutou o tetracampeonato (2014/15/16/17 e 19). O atleta sagrou-se campeão no Poon-se (formas) e kiorugui (luta esportiva).
Foi preciso garra, vontade e determinação para Jean Gabriel Sartori, 23 anos, conseguir o triunfo. Competindo na categoria até 87kg, encarou um forte competidor de São Paulo, favorito ao título, em uma luta que foi definida no final. Com esta medalha de ouro se tornou bicampeão nacional, sendo o primeiro título, em 2017.
Quem celebrou a primeira conquista nacional na carreira foi Carlos Alexandre Barbosa, 39 anos. Faixa dourada, disputou o Brasil Open (evento aberto a faixas coloridas de todo o país) já que o campeonato brasileiro é aberto somente para atletas faixas pretas e classificados em seus estados dentro da categoria de peso.
Mesmo lutando na categoria acima de 84kg, na sua luta final enfrentou um atleta com 24kg mais pesado e forte que ele e mesmo assim manteve-se focado e seguindo as orientações de seu treinador conseguiu na persistência, inteligência e tática conquistando a primeira colocação.
Gustavo Sartori Schneider, que foi o responsável técnico e técnico da seleção gaúcha avaliou o evento como positivo:
“Estou muito satisfeito com o resultado dos gaúchos, conquistamos cinco medalhas de ouro e um vice-campeonato com nossos seis atletas. Tivemos um excelente desempenho, fruto de um trabalho sério, dedicado e qualificado de todos os nossos professores. A falta de apoio e patrocínio ainda impediram que nossos resultados não fossem melhores ainda, pois muitos talentos do estado não puderam participar por falta de recursos”, finalizou o técnico Gustavo.
O próximo desafio dos atletas gramadenses será domingo (15) em Sapucaia do Sul e logo após a preparação para o Festival Nacional de Taekwondo 2019 (Fenatae) que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro no Perinão.