CANELA – Estendendo os trabalhos até o município vizinho, o Grupo Ambientalista Gramado Viva realizou, no sábado (6), um Ecoponto com o objetivo de promover o descarte correto de resíduos. Os voluntários e populares,que a partir das 8h estiveram no Parque do Lago, receberam cerca de 960 quilos entre latinhas, sucata, papelão, eletrônicos, tampinhas, garrafas Pet, plastificados e materiais mistos.O montante foi vendido para empresas de reciclagem e os valores foram doados para a ONG Amigo Bicho, que atende cerca de 200 animais, entre cachorros e gatos, em suas dependências na Linha Caçador.

Emocionado com o resultado do evento, o líder do movimento, Jair Portulan projeta voos mais altos e exalta a conscientização que este tipo de iniciativa promove. “Essas ações têm um objetivo que está muito além de recolher resíduos, não é só isso. Queremos que as pessoas despertem para ajudar o meio ambiente e descartar o lixo corretamente. A Gramado Viva vem com esse pique, queremos atingir mais coisas. Não tem outro caminho, não há como sair desse planeta e ir para outro novo, temos que cuidar deste aqui”, expressou. No ano passado, o grupo ambientalista já havia recolhido mais de três toneladas de poluentes no Passo do Inferno, Estrada do Meleiro, Cascata Véu de Noiva e outras localidades.
A ação foi marcada também por uma oficina de compostagem e orientações para o descarte e embalo de resíduos tóxicos, juntamente com distribuição de livros.Foram disponibilizados para a população que esteve presente150 mudas de árvores nativas e 350 litros de Biofertilizantes.“Foi uma ação muito importante para fomentar a conscientização ambiental e incentivar as pessoas a descartar estes materiais de forma correta. Temos visto muito o descarte ilegal, lixos em lagos, terrenos baldios com televisões e geladeiras jogadas. Queremos mostrar que o lixo descartado de forma correta pode ajudar instituições”, destacou o secretário da Governança, Marcelo Savi, que participou do evento e revelou que o objetivo é realizar ações parecidas pelo menos uma vez por mês.
Em nome da ONG Amigo Bicho, o vereador Jerônimo Terra Rolim (PDT) agradeceu a Gramado Viva e destacou a importância das doações para que os animais possam continuar sendo agraciados. “Precisamos destacar a importância deste evento, porque a Amigo Bicho mantém 200 animais sob a sua guarda, sendo tudo pago por meio de trabalho voluntário e doações. É uma questão essencial: sem comida ninguém vive, nem os animais. Quero agradecer a Gramado Viva, principalmente na pessoa do Jair Portulan que é um homem do meio ambiente e do trabalho voluntário”, expressou Rolim.
Participe e conheça
O movimento está nas redes sociais, no Facebook (Gramado Viva), Instagram (@gramadoviva). Caso queira participar, entre em contato com Jair Portulan por meio do fone (54) 9.9671-6471.
Texto: Leonardo Santos – [email protected]