Tiago Manique
GRAMADO – “Esta classificação será como um título”. Assim falou durante entrevista para a Rádio Integração Digital na semana passada, o coordenador das Categorias de Base do Gramadense, Lucas Roldo sobre a possibilidade do clube confirmar a vaga.
E de fato veio a comemoração e festa. Jogando sábado (24) no Campo da Baixada o Gramadense empatou em 1 a 1 contra o Novo Hamburgo e está classificado para as oitavas de final do Gauchão Juvenil.
O empate favorecia o Gramadense e o Novo Hamburgo somente a vitória interessava para tentar almejar chances durante a competição. A equipe do Vale dos Sinos com mais posse de bola, logo aos dois minutos em uma das poucas chances claras de gol, Bernardino entrou pelo lado esquerdo e bateu colocada, a bola bateu na trave.
A pressão que se esperava por parte do Nóia não ocorreu e o Gramadense montou um ferrolho no meio campo em que o jogo ficou bastante truncado de ambos os lados, tanto que a outra oportunidade clara de gol na partida, foi para os donos da casa aos 26 minutos.
O centroavante Dudu fez o pivô, e encontrou Luiz que entrou na área e chutou forte para boa defesa do goleiro Matlei que espalmou para escanteio. A partida permaneceu truncada, com muitas faltas, equipes lutando muito, mas ninguém conseguia se sobressair ofensivamente sobre os defensores e assim foi até o término da primeira etapa.
A luta em alguns momentos com jogadas ríspidas permaneceu no segundo tempo, mas as equipes passaram a criar mais chances de marcar. Logo aos sete minutos, Cairu como um ponteiro direito das antigas avançou e foi cruzar, a bola foi em direção ao gol e quase surpreendeu o goleiro do Novo Hamburgo que espalmou para escanteio.
Dois minutos depois, a Baixada rugiu. Em rápida troca de passes, Dudu recebeu e fez o pivô, girou e tocou para Gui que com velocidade deixou o marcador para trás, entrou na área e na saída do goleiro Matlei abriu o marcador para o Gramadense.
Como era esperado, a equipe do Vale dos Sinos foi para cima tentando reverter o placar e passou a alçar bola na área, após a entrada do grandalhão Brunão. Em um destes lances, o goleiro do Gramadense Maicon, fez lembrar Gordon Banks, naquela memorável defesa na Copa de 70, quando o arqueiro da Inglaterra impediu o gol de Pelé e no “pé” da trave salvou o gol de empate do Novo Hamburgo.
Aos 19 minutos, a bola no alto desta vez foi favor a equipe do Vale dos Sinos. Em cobrança de falta ao lado da área, a bola viajou e aproveitando de uma indecisão do sistema defensivo, Brunão desviou de cabeça e deixou tudo igual. Os visitantes passaram a exercer uma maior pressão, mas sem surtir chances de marcar. À medida que se aproximava do fim, a ansiedade tomava conta da Baixada e no apito final, a comemoração no campo e arquibancada pelo êxito alcançado da conquista da vaga como se fosse um título.
A classificação para as oitavas de final do Gramadense veio com uma rodada de antecipação, já que a última partida será contra o São José, em Porto Alegre no dia 1º de setembro.
Com a realização desta penúltima rodada, a quinta deste grupo 10, a classificação ficou assim: 1º Gramadense (10); 2º São José (9); 3º Novo Hanburgo (6) e 4º Americano (0). Além do Gramadense, o São José também está classificado e ambos disputam a primeira colocação da chave.