REGIÃO – O e-Título aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.
Apesar da tecnologia criada para facilitar, muitos eleitores estão registrando problemas com o aplicativo. Além de poder ser utilizado para justificar o voto de pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral, a plataforma é o título do eleitor digital.
O TSE informou que pode haver “instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos”. “Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”, relatou. Conforme o tribunal, até as 8h30 deste domingo (15), cerca de 400 mil eleitores já haviam justificado ausência pelo aplicativo.
Morador de Canela, mas que possui domicílio eleitoral em outro município, Elisandro Viana, é uma destas pessoas que está encontrando dificuldades. Na manhã deste domingo (15), ele estava tentando solucionar seu problema junto ao Cartório Eleitoral e caso não consiga justificar pelo aplicativo, deverá justificar presencialmente no Cartório em prazo de até 60 dias.
“Estou tentando acessar e justificar desde as primeiras horas da manhã e não consigo, a plataforma não deve estar sustentando e outro dia devo vir justificar, nas seções não tem esta possibilidade. A única informação concreta que temos é que caso não consiga justificar pelo aplicativo, devo procurar o Cartório Eleitoral”, disse.