InícioPolíticaGramado e Canela“Vamos continuar priorizando os investimentos na saúde”

“Vamos continuar priorizando os investimentos na saúde”

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O candidato Constantino Orsolin (MDB) propõe em seu plano de governo a construção de um novo hospital para Canela. Nesta última entrevista com os prefeituráveis, ele comentou sobre isso e outros temas relacionados a saúde e segurança. Confira o principais trechos da conversa:

1 – O HCC continuará sob intervenção municipal?

A intervenção no Hospital de Caridade de Canela certamente terá continuidade até o próximo dia 31 de dezembro. Já estamos elaborando alguns estudos, iniciais ainda, mas não está descartada a possibilidade de termos uma gestão compartilhada no HCC. Também estamos avaliando a possibilidade de criação de uma Organização Social (OS) para auxiliar na gestão da casa de saúde.

2 – Quais as intenções com o HCC?

Vamos continuar investindo no nosso hospital adquirindo novos equipamentos como já estamos fazendo a exemplo do tomógrafo, do raio x, do ultrasson, entre tantos outros. Também é preciso modernizar o HCC para prestar um serviço ainda melhor à nossa comunidade e aos turistas. Quanto a estrutura física o hospital passou por uma grande reforma neste período de intervenção e ganhou novas salas e novas alas, além da UTI Covid, respeitando sempre todas as normas estipuladas pelos órgãos de saúde. Além de tudo isso vamos dar continuidade nas obras de ampliação do HCC que estão em andamento e vamos seguir investindo em outras melhorias como as placas de energia solar que já geram economia para o hospital.

3 – O senhor vai construir um novo hospital?

Sim! Vamos dar continuidade na proposta de uma parceria público\privada envolvendo a troca da área das Ruínas do Cassino – que pertence ao município -, pela construção de um novo e moderno hospital em uma área nas margens da RS-235, no bairro Canelinha. É uma alternativa promissora para termos um novo hospital com cerca de 52 leitos, considerado ideal pelo Ministério da Saúde para a população do município de Canela. Essa foi uma decisão de governo, aprovada pelos meus oito secretários e com o aval da comunidade nas diversas reuniões onde abordamos o tema. Vamos sonhar juntos e trabalhar por mais esta conquista, sem deixar de cuidar do nosso velhinho HCC de 75 anos que está sendo repaginado para seguir atendendo a nossa comunidade.

4 – Qual sua posição sobre um hospital regional?

Nosso governo concorda que é muito importante termos um hospital regional, de referência, desde que os municípios vizinhos assumam este compromisso junto com Canela. Tem que ser uma decisão unânime e cada um precisa fazer a sua parte, colaborando de alguma forma. Só alcançaremos este objetivo se todos os municípios da região realmente vierem para o jogo.

5 – A Unidade Central de Saúde manterá atendimento até mais tarde para desafogar a procura pelo HCC nos horários de pico?

Com certeza! Esta é uma definição de governo e vamos dar continuidade nesta proposta pelos resultados extremamente positivos que foram apresentados. Essa medida foi fundamental para a melhoria no serviço oferecido à população no HCC, diminuindo consideravelmente o tempo de espera para atendimento. Vale lembrar que atualmente estamos dedicando esforços e investimentos na Tenda Covid-19 junto ao HCC e no momento que não for mais necessário manter esta estrutura vamos fazer novos estudos para a ampliação de outros serviços na área da saúde.

6 – Qual será seu posicionamento com relação a saúde preventiva?

É fundamental e por isso afirmo que a continuidade é necessária, é justa, e o povo de Canela merece. Pois no nosso governo vamos dar continuidade em diversos projetos e ações que já estão em andamento e que possuem relação direta com a saúde preventiva. 

7 – Com exceção do que foi posto, relacione seus demais planos para a área da saúde.

Vamos dar continuidade no 2º transporte de pacientes para Porto Alegre e Caxias do Sul e manter as Unidades de Saúde abertas a partir das 4 horas da manhã com a presença de guardas. São medidas que oferecem dignidade, segurança e mais conforto aos canelenses. Também vamos seguir investindo e pretendemos ampliar o número de exames e cirurgias realizadas. Dar continuidade no abastecimento da Farmácia Municipal que nestes últimos quatro anos não ficou um dia sequer sem medicamentos para população. Ampliar Unidades Básicas de Saúde, a exemplo do que fizemos nos bairros Santa Marta e Canelinha e seguir equipando a frota da saúde que já recebeu dez novos veículos entre ambulância, furgonetas, vans e mini vans. Além disso, é preciso construir um novo posto de saúde no bairro Leodoro de Azevedo.

8 – Por conta da pandemia muitos serviços de saúde, como consultas, exames e cirurgias deixaram de ser realizadas, resultando em uma demanda reprimida. O quadro pandêmico deve perdurar por tempo indeterminado, então como resolver essa demanda?

O nosso governo percebeu este problema lá atrás, ainda no início da pandemia, e adotou algumas medidas para que estes serviços não fossem prejudicados. Prova disso é que investimos mais de R$ 5 milhões somente em exames. Já em insumos e medicamentos foram aplicados em torno de R$ 4,7 milhões. Nas cirurgias foram realizados mutirões em finais de semana onde conseguimos reduzir consideravelmente o número de pessoas que aguardavam por algum tipo de procedimento. Sabemos que a demanda na saúde cresce a cada ano e por isso vamos continuar priorizando os investimentos na área, principalmente neste período de pandemia.

9 – Qual será sua política de prevenção e combate ao uso de drogas e como será o trabalho de recuperação de dependentes químicos?

Pretendemos aprimorar o programa de recuperação de dependentes químicos junto às entidades especializadas nesta área e vamos expandir as campanhas educativas referentes às drogas, álcool e fumo. O turno integral ocupando nossas crianças e os nossos jovens ao longo de todo o dia é fundamental para mantermos a juventude saudável. Também vamos avançar em parcerias com entidades para abrir mais vagas de estágio, continuar levando os adolescentes para participar de projetos que possibilitem experiências agrícolas nas escolas da zona rural, além de seguir investindo nas áreas da cultura e do esporte para ocupar essa gurizada.

10 – O senhor tem planos de criar uma guarda municipal?

Neste momento de pandemia e crise financeira temos outras prioridades para o nosso município. Até porque a segurança pública, tratando-se de profissionais capacitados para tal, é uma responsabilidade do Governo do Estado. Claro que vamos continuar fazendo a nossa parte através de outros investimentos como a iluminação de LED, câmeras de vídeomonitoramento e espaços públicos atrativos e adequados que possibilitem uma segurança preventiva para comunidade.

11 – O Município vai ajudar na construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros? Como?

Evidentemente! Assim como já ajudamos muito na construção do novo quartel da Brigada Militar que está em andamento, vamos ajudar os bombeiros também. Para Canela é muito importante ter um Corpo de Bombeiros a altura da nossa cidade, com um quartel bonito, moderno e atraente. Podem contar conosco na busca de recursos e na agilidade dos processos internos para entregar esta obra o quanto antes para nossa comunidade e para estes profissionais que são verdadeiros guerreiros da sociedade.

12 – Na sua gestão haverá investimento em vídeo monitoramento e auxílio moradia?

Em relação ao vídeomonitoramento o nosso governo já instalou câmeras em todos os prédios públicos incluindo unidades de saúde e escolas. O próximo passo é colocar em prática o cercamento eletrônico, que deve acontecer até o final deste ano, com espelhamento das imagens juntos aos órgãos de segurança. Para isso já estamos com empresa contratada e os pontos que devem receber câmeras já foram definidos em conjunto com a Brigada Militar e a Polícia Civil. Quanto ao auxílio moradia temos que estudar o orçamento do próximo ano, mas pretendemos construir novas casas em áreas de escolas ou unidades de saúde para serem ocupadas por policiais, assim como já acontece na Escola Barão do Rio Branco, no Saiqui e na Escola Severino Travi, no São Rafael, pois isto proporciona mais segurança para todo o bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido