CANELA – As inscrições para o Vestibular de Verão 2021 já podem ser feitas pelo site da Universidade de Caxias do Sul (ucs.br/vestibular). No Campus Universitário da Região das Hortênsias, são oferecidos os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Nutrição, além das graduações de curta duração em Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria e Marketing (UCSTec).
O prazo final para se inscrever no processo seletivo é 23h59min do dia 15 de novembro. O vestibular UCS será presencial, no dia 22 de novembro, a partir das 8h30min, atendendo aos protocolos e critérios determinados pelas normas de distanciamento controlado em face da pandemia da Covid-19. A entrada nos blocos será organizada de modo escalonado, levando em conta as iniciais dos nomes dos candidatos, de acordo com regulamentação definida em edital.
Os candidatos terão 2 (duas) horas para fazer a prova de redação. Caso, no ato de inscrição, optarem pelo aproveitamento da nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2015 a 2020, ou pelo aproveitamento da nota de redação do ENEM, de 2014 a 2019, ficarão dispensados de fazer a prova presencial. Por medida de segurança, nesta edição não foi oportunizada a inscrição de candidatos como treineiros.
O valor da inscrição é R$ 20,00 (vinte reais). Estarão dispensados do pagamento da inscrição os candidatos que utilizarem a nota de redação dos Vestibulares da UCS, de 2015 a 2020 (aproveitamento), e os que se inscreverem nas Licenciaturas.
O Vestibular de Verão para o curso de Medicina ocorre apenas em Caxias do Sul, também no dia 22, a partir das 13h30. Os vestibulandos terão cinco horas para realizar prova de redação, dez (10) questões de Língua Portuguesa, dez (10) questões de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez (10) questões de Conhecimentos Gerais, dez (10) questões de Biologia e dez (10) questões de Química. O valor da inscrição no Vestibular para Medicina é de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).
Com medidas de biossegurança intensificadas, candidatos vão precisar portar caneta
A Universidade de Caxias do Sul, visando à preservação da vida dos participantes do Vestibular, neste período de pandemia, vai intensificar medidas de prevenção e de segurança sanitárias. Entre elas, destaca-se a necessidade de o candidato levar ao local de prova sua caneta esferográfica azul com corpo transparente. A UCS, por medida de segurança sanitária, não a fornecerá, como nas edições anteriores. O candidato deve prestar atenção às seguintes orientações:
– Trazer sua própria água, em garrafa plástica transparente, sem rótulo, de até 500 ml.
– Trazer, em embalagem plástica transparente, barra de cereal e chocolate picado (ambos fora das embalagens originais), caso queiram se alimentar durante a prova.
– Concordar com a medição da temperatura corporal que será aferida por profissionais treinados, na entrada de cada Bloco, utilizando-se termômetro digital. Caso seja identificada temperatura superior a 37,5º, o candidato será direcionado a uma sala individual a fim de realizar a prova.
– Chegar à Universidade com máscara de proteção facial com cobertura total de nariz e boca. Essa máscara será substituída por outra que a UCS fornecerá para a realização da prova. Não será permitida a entrada, nem a permanência nos Blocos, sem máscara.
– Higienizar as mãos com álcool gel que será disponibilizado em todos os ambientes de realização da prova.
– Responsabilizar-se pelo acondicionamento e/ou descarte do material de proteção utilizado (máscaras, luvas, etc.), seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.
– Observar os protocolos e manter o distanciamento social.
– Atentar, em caso de candidato para Medicina, para o horário de chegada (especificado no item 3.6 do edital), que ocorrerá em grupos, em intervalos de 15 minutos, para evitar aglomerações na entrada dos Blocos.