GRAMADO–Funcionamento de creche no final de semana, valorização dos profissionais da educação, a construção de um espaço multifuncional para teatro e ações no âmbito das iniciativas esportivas estão entre as ações de governo que o candidato Nestor Tissot (PP) pretende desenvolver na cidade. Confira estes e outros assuntos tratados durante a entrevista desta semana:
1 -O senhor pretende implantar o ensino de turno integral no ensino fundamental?
Temos como objetivo estruturar e qualificar os espaços já existentes, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, visando promover ambientes com recursos adequados à aprendizagem e viabilizando o aumento gradativo do tempo de permanência do aluno na escola (ensino integral). É um trabalho que precisa ser iniciado, e gradativamente alcançaremos o objetivo principal que é melhorar da qualidade da educação de Gramado.
2 -E qual o plano com relação às vagas na educação infantil?
Há uma necessidade urgente de vagas na educação infantil, pois para que os pais possam trabalhar de forma plena, precisam ter a certeza de que seus pequenos estão bem atendidos. Assim sendo, vamos trabalhar em três frentes: ampliação da compra de vagas para crianças de 0 a 3 anos; construção de dois grandes centros de educação infantil integral, para crianças de 0 a 6 anos, garantindo a universalidade do atendimento previsto no Plano Nacional de Educação e uma reestruturação e qualificação dos espaços já existentes.
3 -Haverá alguma creche funcionando em finais de semana?
Gramado é uma cidade turística e nos finais de semana o trabalho se intensifica e elevaa necessidade de mão de obra em diversos setores. Então, como já tínhamos na gestão anterior do Progressistas – Nestor e Luia – vamos sim contar com creches para atender essa demanda tão importante e significativa de nossa comunidade, pois só com um local apropriado para deixar seus filhos, com toda a infraestrutura física e humana, os pais conseguem trabalhar com tranquilidade.
4 – Algum projeto de melhoramento na estrutura física e ampliação dos educandários? Em quais?
Estaremos estruturando e qualificando os espaços. E também estaremos investindo na criação de espaços de referência para melhor atender Educação Inclusiva, em escolas estratégicas e de acordo com a demanda existente. Vamos investir fortemente em estrutura digital, modernizando equipamentos e redes de internet nas escolas, a fim de, qualificar, inovar e instrumentalizar as metodologias de ensino a partir de plataforma de aprendizagem. Para saber quais os educandários que receberão tais melhoras será preciso uma análise de profissionais da educação, planejamento e governança, pois é preciso planejar para que possamos atender plenamente essa demanda importante e crescente de nossa comunidade.
5 -O plano de carreira dos professores precisa de algum ajuste? No que?
A valorização dos profissionais da Educação será uma meta. Vamos trabalhar com políticas de carreira, visando à motivação desses profissionais tão importantes. Também estaremos proporcionando a eles programas de acompanhamento e formação docente continuada, oportunizando ao professor, em seu próprio local de trabalho, um espaço de diálogo e reflexão, em que ele possa trazer seus anseios, as demandas de ordem pedagógicas e administrativas de seu cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento de sua inteligência emocional e realização profissional, e assim melhorando a qualidade do ensino em nossa cidade.
6 -Qual seu principal projeto para a área educacional?
O principal projeto na área da educação é a valorização das pessoas, sejam elas estudantes, familiares, professores e servidores da educação. Vamos melhorar as estruturas físicas, investir na qualificação dos nossos colaboradores e também modernizar nossa educação. Viu-se em 2020, com a questão da pandemia daCovid19, que precisamos melhorar, e muito, e esse será nosso principal projeto, fazer com que Gramado melhore sua qualidade na educação, temos que ter um índice muito melhor no INDEB, para assim formar pessoas mais qualificadas e prontas para enfrentar o mercado de trabalho.
7-O que será feito pelo Poder Executivo acerca da nova lei de acessibilidade e inclusão?
Essa temática é de suma importância, pois é preciso repensar diversas estruturas físicas no âmbito público, bem como nos locais que atendam a nossa comunidade. Estaremos cumprindo e fazendo cumprir o novo Decreto, pois a acessibilidade e a inclusão não podem ficar só no papel. Nossos responsáveis técnicos das secretarias de planejamento e de governança estarão trabalhando nesse sentido e auxiliando os profissionais da área de construção para que todas as regras sejam atendidas.
8 -A área esportiva receberá alguma atenção no seu governo?
Com certeza, pois o esporte é saúde, lazer e auxilia significativamente na questão da segurança e bem estar social. Para essa área temos inúmeras ações previstas em nosso plano de governo, como: implantação de arena esportiva visando integrar o turismo com a prática esportiva e atração de eventos; incentivo a prática de artes marciais com infraestrutura e profissionais capacitados; ampliação dos projetos de turno inverso. Também estaremos fazendo com que o esporte chegue a todos os bairros e ao nosso interior, vamos aproveitar as estruturas existentes, melhora-las e criar outras. A terceira idade também terá um projeto específico. Outra meta é fazer parceria com clubes privados, auxiliar o CTG, fortalecer o CMD e as entidades assistenciais. Os nossos atletas terão um suporte, a intenção é criar o Bolsa Atleta com a captação de recursos, criar um auxílio para os atletas profissionais da nossa cidade quando estiverem representando nossa cidade. Vamos também buscar mais cursos, aulas para fomentar o esporte.
9 -E no quesito cultural de envolvimento da juventude?
Vamos buscar verbas em Brasília para construir um espaço multifuncional, com teatro e camarim; também vamos criar uma sala de música com equipamentos de gravação profissional, onde o músico poderá elaborar seu trabalho na área musical com qualidade e apoio governamental. Outra ação é a criação do News Culture – um programa de inclusão de jovens, com oferta de cursos profissionalizantes atrativos como gamificação, robótica, programação, fotografia etc. Vamos desenvolver parcerias com empresas de base tecnológica para absorção desta força de trabalho, entre outras inúmeras ações como cursos, espetáculos, apresentações, etc.
10 -Qual o suporte que o senhor concederá aos acadêmicos do ensino superior?
O ensino superior sempre foi uma preocupação no governo Progressistas, tanto que, criamos a lei que concede transporte gratuito aos estudantes de universidades e escolas técnicas de diversos pontos do estado. Estaremos investindo sempre mais em educação e qualificação, vamos fortalecer a parceria com a Universidade Aberta do Brasil, ampliando o acesso e criando elo entre o ensino superior e técnico com a educação básica, aproximando os anseios da comunidade com a experiência acadêmica preparando nossos jovens para o mercado de trabalho.
11 -A Biblioteca Municipal vai receber alguma atenção no seu governo? Quais os planos?
A Biblioteca Municipal precisa de um olhar particular, nesse espaço respira-se cultura e educação. Sabemos que ela precisa receber uma atenção especial, é preciso modernizar os serviços, ampliar o acervo tanto físico como virtual, aproximar esse centro de leitura da comunidade com ações de incentivo a prática da leitura. Temos como meta realocar a nossa Biblioteca para um local mais amplo e arejado, junto a um espaço multifuncional que abrigará também um teatro com camarins. Esse novo espaço será mais moderno, preparado com climatização e temperatura adequada para o armazenamento dos livros.
12 -E a Feira do Livro?
A Feira do Livro precisa ser ampliada, modernizada e ganhar a notoriedade que merece. Vamos incentivar a participação dos gramadenses no evento e tornar a Feira do Livro mais um dos nossos grandes eventos, demonstrando que Gramado também é cultura e educação.