InícioPolíticaGramado e CanelaPrédios populares, cuidados com os idosos e oportunidades para os jovens

Prédios populares, cuidados com os idosos e oportunidades para os jovens

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – O atual vice-prefeito e candidato a prefeito Evandro Moschem (MDB), enfatizou suas intenções na área habitacional e social com destaque às ações voltadas à mulher vítima de violência, aos idosos, crianças e adolescentes. A entrevista desta semana também abordou assuntos como o Loteamento Carazal, ocupações irregulares e empreendedorismo focado na juventude. Confira os principais pontos da entrevista:

1 – Quais seus projetos para a área da habitação social?

Vamos desenvolver o Programa Habitação Social, dando especial atenção na execução do Plano de Moradias Sociais, que terá como estratégia a redução do déficit habitacional quantitativo e o reassentamento ou reurbanização dos espaços.Além das questões direcionadas a reurbanização dos loteamentos, uma das soluções para as questões habitacionais é a construção de prédios plurifamiliares com melhor distribuição das unidades e espaços de uso comum para os futuros moradores.

2 – Qual seu posicionamento com relação aos logradouros ocupados de forma irregular?

É fundamental que o Executivo tenha instrumentos de reurbanização definidos e equipe habilitada para o combate a essa prática. As ocupações irregulares, via de regra, se dão em áreas de preservação permanente ou áreas de risco, ocasionando danos ao meio ambiente e colocando os moradores em situação de vulnerabilidade e aos efeitos climáticos como enchentes e deslizamentos. Nosso Plano de Governo contempla o Programa de Fomento à Habitação Social e a criação de comitê para atuar no enfrentamento do tema.

3 – E acerca dos loteamentos já consolidados, mas que ainda estão sem regularização fundiária?

Vamos criar o Comitê Multidisciplinar que irá estabelecer o Programa Reurbanização, voltado à regularização fundiária e reurbanização em áreas com ocupação consolidada, através da aplicação dos instrumentos urbanísticos e legais vigentes, utilizando-se de procedimentos simplificados a serem coordenados pela Procuradoria do Município, Secretarias, Defensoria Pública, Corsan e Ministério Público. O objetivo do Comitê será elaborar diretrizes urbanísticas e ambientais para regularizar os loteamentos irregulares, conforme viabilidade.

4 – E com relação ao projeto do Loteamento Carazal? Será dada sequência?

Sim, vamos dar continuidade ao Loteamento Carazal e a todos os demais projetos que são fundamentais para a nossa comunidade.

5 – Quais os principais projetos que pretende desenvolver na área social?

Nosso Plano de Governo contempla políticas públicas eficientes para as questões sociais do município. Podemos citar alguns dos principais programas:implantar e ampliar o Programa ConVivendo em Família, implantar Carteira Digital do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Unificar o Cadastro dos Beneficiários dos Programas de Transferência de Renda, ampliar o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso em conjunto com a saúde, implementar e qualificar a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Idosos e Mulheres, incentivar e buscar tornar Gramado acessível e inclusiva, permitindo ao deficiente circular e acessar os serviços.

6 – De que forma pretende ajudar as mulheres em situação de violência doméstica?

Compreendemos que a situação de violência doméstica exige do gestor a definição de políticas e ações de prevenção, educação, fortalecimento da rede de atendimento, capacitação dos agentes destas redes e aperfeiçoamento dos serviços e legislação local. Assim, nosso Plano de Governo prevê fomento ao policiamento comunitário em parceria com a Brigada Militar, estimular Patrulha Maria da Penha e demais políticas públicas destinadas ao combate da violência doméstica, desenvolver ações e políticas públicas com o objetivo de humanizar o atendimento policial destinado as demandas relacionadas a violência da mulher e implementar e melhorar os locais de acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade – violência doméstica.

7 – Algo reservado para a melhor idade?

Sim, nossos idosos merecem atenção e cuidados redobrados, pois eles são nossa base familiar e nossa história. Vamos criar o Centro de Experiência e Sabedoria (centro dia para o idoso), promovendo os direitos dos idosos. Realizaremos o mapeamento do perfil dos idosos de Gramado, com objetivo de definir ações e políticas assistências, que promovam o bem estar e saúde física e emocional, de forma a efetivar a qualidade de vida, além de implantar a Carteira Digital do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

8 – Quais os planos para o cuidado de crianças e adolescentes?

Nosso Plano de Governo contempla projetos de escolas piloto no turno integral, e ensino de idiomas estrangeiros, além do Programa Inteligência Emocional na Educação Infantil para desde cedo preparar os jovens às relações sociais e emocionais. Também vamos promover projeto piloto preparatório dos alunos para Prova Brasil e aulas reforço nas disciplinas de matemática e português no turno inverso. Ainda, acreditamos que as crianças e os jovens devem estar inseridos nos esportes, e para isso, vamos ampliar a oferta do esporte no contra turno nas escolas municipais e no período das férias escolares, além de incentivar o esporte como ferramenta auxiliar na educação, com projetos escolares, como aulas de lutas marciais, basquete, vôlei de praia, capoeira e demais modalidades. Em relação aos adolescentes e universitários vamos criar Evento Jovem, voltado para o empreendedorismo, economia criativa, oportunidades de trabalho e cursos de qualificação. Vamos implantar projetos integradores para oferecer em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo (o Sine, Senac e Sebrae) cursos de capacitação para jovens e estudantes em busca do mercado de trabalho.

9 – Haverá algum programa de acolhimento/tratamento às pessoas com dependência química?

Através da conexão dos Programas Educação, Esporte e Saúde vamosimplementar as políticas públicas de combate e prevenção às drogas. O combate e prevenção às drogas não deve ser conduzido por um único ente ou apenas pelo Poder Público, pois toda a comunidade deve estar preparada para a troca de experiências sobre a necessidade de construção de boas práticas e ações educativas.Assim, nosso Plano de Governo faz a integração das políticas públicas, buscando a união de esforços do Poder Público, órgãos de Segurança Pública, Ministério Público, Conselhos, Mocovi, entidades privadas, igrejas e as famílias no fortalecimento das políticas. Por meio do Programa Saúde vamos incentivar e apoiar os programas de prevenção ao uso de drogas.

No Programa Educação temos o Programa Interação da família, professores, alunos e comunidade através de aplicativo na promoção dos fatores de prevenção às drogas, combate à comercialização, conscientização e proteção contra os fatores de risco, através de trabalho educativo. Por meio do Programa Segurança vamos apoiar o Proerd que é desenvolvido pela Brigada Militar nas escolas através da integração com a Secretaria de Educação, buscando intensificar o apoio com o Comando da BM o monitoramento de escolas; apoiar e fortalecer políticas públicas para auxiliar a BM e Polícia Civil como forma de fomentar o combate à comercialização de drogas, que está ligada a outros crimes.

10 – A Secretaria de Assistência Social não tem sede própria. Pretende resolver isso?

Sim, já estamos estudando as possibilidades de melhorias na estrutura física daSecretaria. Destacamos que a Assistência Social desenvolve seu trabalho de forma descentralizada, ou seja, os assistentes sociais estão, cada vez mais focados na atuação e prestação da assistência junto às famílias, devendo estar bem equipados para o desempenho das ações sociais.

11 – O candidato tem a intenção de ampliar o CRAS para outros bairros?

Vamos analisar a viabilidade de implantação de novas unidades em outros bairros. No entanto, nossa intenção também é descentralizar os serviços oferecidos pelos CRAS existentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido