REGIÃO – Desde julho, quando o Jornal Integração passou a enviar este boletim regional com os dados das Secretarias Municipais de Saúde, o número de casos ativos desta quarta-feira (7), chegou ao índice mais alto com 251 casos ativos nas quatro cidades, sendo 132 somente em Gramado.
Antes, o número mais alto havia sido percebido no dia 19 de agosto, quando 248 pessoas estavam com Covid. Depois disso houve redução significativa até o final do mês de setembro, quando chegou a 78 ativos no dia 23. Na últimas duas semanas o número de casos ativos voltou a crescer aceleradamente, sobretudo em Gramado. E pelo último boletim divulgado, ontem (8), são 240 ativos nas quatro cidades.
Em Gramado a luz vermelha está acesa. Conforme dados do COE, a cidade atingiu o maior número de novos casos positivos em uma semana. Desde quinta-feira passada (1º), até esta quinta-feira (8), foram confirmados 198 novos casos na cidade. É o maior índice desde o início da pandemia.
INTERNAÇÕES
Dos 15 gramadenses internados no São Miguel, 11 estão na UTI e 4 na enfermaria. A UTI também tem um paciente de outra cidade com diagnóstico positivo.
Em Canela, além dos 8 internados com diagnóstico positivo, outros três aguardam o resultado do exame. Dos confirmados, 3 estão na UTI, 2 no suporte intermediário e 3 estão internados em outros hospitais.
LEITOS DE UTIs
Conforme a taxa de ocupação atualizada às 10h09 desta sexta-feira (9) pela Secretaria Estadual da Saúde, a ocupação da UTI em Gramado está em 88,9%, sendo que dos 18 leitos, 16 estão ocupados, 11 com Covid, 1 suspeito e 4 por outros problemas de saúde.
Na região de Caxias, que inclui Canela e Gramado, a taxa nesta manhã está em 73,4%. Dos 274 leitos, 201 estão ocupados, sendo 62 com Covid, 22 suspeitos e 117 por causa de outras patologias.
BANDEIRA LARANJA
Embora os números de Canela e especialmente Gramado tenham se elevado exponencialmente nas últimas semanas, a definição da cor da bandeira ocorre de forma regional e a região pode contnuar com protocolos de bandeira laranja.
O mapa preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado será divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, no final da tarde.
A título de comparação, no dia 15 de setembro, quando a região já estava em bandeira laranja, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região estava em 77,7%, com 213 internações, sendo que 89 pacientes estavam com Covid, 20 eram suspeitos e 104 por outros problemas de saúde.
Hoje, a taxa de ocupação é menor, está em 73,4%, com 201 internações (62 com Covid, 22 suspeitos e 117 por outras patologias).
Texto: Fernando Gusen | [email protected]
Quão importante seria se a região de Gramado tivesse um Aeroporto com toda a infraestrutura para receber os milhões de turistas q anualmente visitam a Serra Gaúcha. Não dá mais para aceitar o Salgado Filho. Se perde duas e até 3 horas de viagem, tempo esse q as pessoas poderiam desfrutar a cidade.