InícioCoronavírusGramado e CanelaCresce número de casos ativos em Canela e Gramado

Cresce número de casos ativos em Canela e Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – Desde julho, quando o Jornal Integração passou a enviar este boletim regional com os dados das Secretarias Municipais de Saúde, o número de casos ativos desta quarta-feira (7), chegou ao índice mais alto com 251 casos ativos nas quatro cidades, sendo 132 somente em Gramado.

Antes, o número mais alto havia sido percebido no dia 19 de agosto, quando 248 pessoas estavam com Covid. Depois disso houve redução significativa até o final do mês de setembro, quando chegou a 78 ativos no dia 23. Na últimas duas semanas o número de casos ativos voltou a crescer aceleradamente, sobretudo em Gramado. E pelo último boletim divulgado, ontem (8), são 240 ativos nas quatro cidades.

Em Gramado a luz vermelha está acesa. Conforme dados do COE, a cidade atingiu o maior número de novos casos positivos em uma semana. Desde quinta-feira passada (1º), até esta quinta-feira (8), foram confirmados 198 novos casos na cidade. É o maior índice desde o início da pandemia.

INTERNAÇÕES

Dos 15 gramadenses internados no São Miguel, 11 estão na UTI e 4 na enfermaria. A UTI também tem um paciente de outra cidade com diagnóstico positivo.

Em Canela, além dos 8 internados com diagnóstico positivo, outros três aguardam o resultado do exame. Dos confirmados, 3 estão na UTI, 2 no suporte intermediário e 3 estão internados em outros hospitais.

LEITOS DE UTIs

Conforme a taxa de ocupação atualizada às 10h09 desta sexta-feira (9) pela Secretaria Estadual da Saúde, a ocupação da UTI em Gramado está em 88,9%, sendo que dos 18 leitos, 16 estão ocupados, 11 com Covid, 1 suspeito e 4 por outros problemas de saúde.

Na região de Caxias, que inclui Canela e Gramado, a taxa nesta manhã está em 73,4%. Dos 274 leitos, 201 estão ocupados, sendo 62 com Covid, 22 suspeitos e 117 por causa de outras patologias.

BANDEIRA LARANJA

Embora os números de Canela e especialmente Gramado tenham se elevado exponencialmente nas últimas semanas, a definição da cor da bandeira ocorre de forma regional e a região pode contnuar com protocolos de bandeira laranja.

O mapa preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado será divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, no final da tarde.

A título de comparação, no dia 15 de setembro, quando a região já estava em bandeira laranja, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região estava em 77,7%, com 213 internações, sendo que 89 pacientes estavam com Covid, 20 eram suspeitos e 104 por outros problemas de saúde.

Hoje, a taxa de ocupação é menor, está em 73,4%, com 201 internações (62 com Covid, 22 suspeitos e 117 por outras patologias).

Texto: Fernando Gusen | [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Quão importante seria se a região de Gramado tivesse um Aeroporto com toda a infraestrutura para receber os milhões de turistas q anualmente visitam a Serra Gaúcha. Não dá mais para aceitar o Salgado Filho. Se perde duas e até 3 horas de viagem, tempo esse q as pessoas poderiam desfrutar a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barba Moto Rides inaugura operação em Gramado com roteiros para fazer de moto

Uma nova forma de explorar a Serra Gaúcha acaba de chegar a Gramado. A Barba Moto Rides foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (16)...

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...