Maior movimento de fusões e aquisições da história da Fras-le a compra da empresa Nakata Automotiva foi concluída nesta terça (1º). A empresa de Caxias do Sul investiu R$ 457 milhões no negócio, que amplia a gama de produtos reunidos sob um mesmo grupo, com a junção do portfólio da Nakata ao mix das marcas Fras-le, Controil, Fremax e Lonaflex.
A sinergia construída entre as companhias vai desde a fabricação da variedade de componentes, até o atendimento e comercialização, destinados aos segmentos de veículos leves e pesados, e linhas para motocicletas, incluindo conjuntos para suspensão, sistema de direção e transmissão, e soluções para freio. Entre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
Segundo o CEO da Fras-le, Sergio Carvalho, a aquisição da Nakata consolida os planos estratégicos de crescimento da empresa, somando um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e às exportações. Divulgada ao mercado em 17 de dezembro de 2019, a aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica em 3 de julho de 2020 e pelos acionistas da Fras-le, por meio de assembleia geral extraordinária realizada em 23 do mesmo mês. O negócio envolve todas as operações da Nakata São Paulo e Minas Gerais, agregando também os mais de 400 colaboradores.











