REGIÃO – Aeroporto de Vila Oliva em Caxias do Sul ou Aeroporto Regional das Hortênsias em Canela? Essa é uma questão que divide opiniões. Em Canela, o secretário de Governança Paulo Tomasini garante que o projeto local está muito na frente e que o complexo em Vila Oliva não sairá do papel. Em Caxias o pensamento é o contrário.
Ontem pela manhã, durante entrevista ao comunicador Daniel Santos na rádio Integração Digital,o senador Luis Carlos Heinze confirmou que a Serra Gaúcha terá um aeroporto e referiu que entre as duas possibilidades mais fortes (em Canela e em Caxias), o equipamento em Vila Oliva está mais adiantado e em vantagem para obter recursos.
Conforme o senador, lá na Secretaria Nacional de Aviação Civil o projeto de Vila Oliva está mais adiantado. “Canela tem um projeto e os recursos, em suma, viriam da iniciativa privada. O projeto de Vila Oliva está no orçamento para ser construído com recursos federais, isso significa que um projeto não inviabiliza o outro”, ponderou. Heinze revelou que existem R$ 196 milhões disponíveis no orçamento da união para a obra em Caxias. “Isso já consta no orçamento específico para o aeroporto”, sublinha.
A área destinada para construção do aeroporto de Vila Oliva é mais próxima do centro de Gramado do que do centro de Caxias do Sul. A distância entre o Distrito de Vila Oliva e o Centro de Gramado é de cerca de 20 km, enquanto que para o centro de Caxias é pelo menos o dobro. Quando questionado sobre o trajeto para Gramado ser acidentado e extremamente sinuoso, o senador revelou que engenheiros de Caxias do Sul indicaram um traçado para uma nova estrada para Gramado.
“Eles (engenheiros) já definiram um traçado da estrada que não é esse que se usa para ir a Caxias ali pela Ponte do Raposo. Eu estava um dia em Caxias e vim a Gramado por este caminho e vi que a estrada é bem sinuosa. A Prefeitura de Caxias já fez um estudo de um traçado diferente e Gramado gostou e aprovou essa outra estrada que fica bem mais acessível. A Prefeitura de Caxias inclusive diz que já tem recursos para fazer esta estrada. Hoje, lá existe uma ponte histórica, e com esse novo projeto uma nova ponte será construída”, contou Heinze.
De acordo com o senador, a estrada que liga o aeroporto a Gramado será viabilizada pela Prefeitura de Gramado, sendo as desapropriações por conta do governo estadual. “Esse é o projeto que está sendo trabalhado e eu vou sim ajudar para viabilizar o aeroporto de Canela, mas no meu ponto de vista esse está mais atrasado do que o de Vila Oliva. De qualquer forma, se for em Canela ou em Caxias, o que se sabe é que a região precisa de um aeroporto”, finalizou.
Hugo Cantergiani – Caxias do Sul possui um aeroporto dentro da área urbana da cidade. O Hugo Cantergiani é usado apenas para transporte de passageiros. E como sendo o principal pólo industrial do interior do estado, esse equipamento não suporta transporte de cargas. Para esta finalidade é necessária uma significante ampliação, o que não é possível fazer.
“Inúmeras vezes já se cogitou ampliar o aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias, mas não há possibilidades para isso acontecer, a cidade cresceu muito em volta do aeroporto, tem muitos moradores e não há para onde ampliar”, disse Heinze.
Crédito da foto: Felipe Rodrigues