Com o intuito de saber quem são e onde estão os (as) profissionais da dança no estado será lançado, neste sábado (22), a partir de 19h, o Mapeamento da Dança do RS. O evento, aberto a todos os públicos, terá apresentação em https://www.facebook.com/mapeamentodancars/.
O mapeamento é resultado das discussões e proposições do grupo de trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020, reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva e traçar um perfil do setor no estado. A pesquisa é uma demanda da comunidade da dança e indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014, e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.
A partir de informações coletadas por meio de questionário, o grupo entende que será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Não apenas saber quantas pessoas vivem da atividade no estado, mas como são as relações de trabalho, a situação de renda dos profissionais, os tipos de dança realizadas no estado e as cidades onde existem trabalhadores (as) da área, entre outras informações.
Com os dados, o objetivo é propor e implantar políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no estado. O questionário pode ser acessado em https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9. Mais informações em https://bit.ly/mapeamentodancars.