GRAMADO – A pesquisa feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Gramado com 172 pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 em Gramado revela que os principais locais de contágio são as residências e locais de trabalho. Sessenta ocorrências foram no ambiente familiar e 62 no local de atividade profissional do paciente. Trinta e três casos foram em ambiente desconhecido.
O ambiente de contágio no núcleo familiar reforça a orientação para que as pessoas não realizem festas e confraternizações em casa. E tanto em casa como no local de trabalho mantenham os hábitos de higiene das mãos, entre outras medidas de prevenção ao coronavírus.
Recomendações do COE
Que as famílias não realizem eventos e que sigam a rotina de distanciamento social.
Que os pacientes e seus contatos domiciliares cumpram o isolamento domiciliar de forma rigorosa.
Que as pessoas, ao sentirem os primeiros sinais e sintomas (mesmo que leves), procurem os serviços de saúde, como o ambulatório Covid (tenda) ao lado da Unidade Básica de Saúde do Centro, diariamente das 8 às 21 horas. E após às 21 horas deve se dirigir ao Hospital Arcanjo São Miguel.
Principais sintomas: tosse, febre, coriza/espirros, dor de garganta, perda do paladar, dificuldade para respirar, dores no corpo e diarreia.
Confira no gráfico os casos de Covid-19 por vínculo epidemiológico.