SUL – No decorrer desta segunda-feira (13), o ingresso de uma intensa massa de ar polar pela Argentina e Uruguai, deve derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul. No período da noite, o frio se acentua em todas as regiões do estado.
TERÇA-FEIRA (14), o resfriamento será ainda mais intenso e as temperaturas devem descer a valores abaixo de 0°C em várias regiões, como em áreas da Campanha, Sul, Centro, Serra e baixadas da metade norte gaúcha. Em algumas localidades, principalmente em topos (locais altos e descampados) da Serra do Sudeste, a temperatura negativa deve vir acompanhada de vento. É importante destacar que, a temperatura negativa acompanhada de ventos, provoca congelamento de superfícies líquidas expostas a ação do vento, além de trazer risco para a ocorrência de um fenômeno denominado “geada negra”, que é a geada mais nociva às culturas, pelo fato de congelar a seiva das plantas e causar danos maiores, dependendo das condições de resistência de cada cultura. No período da tarde, as temperaturas permanecem baixa com máximas abaixo dos 15°C em quase todas regiões do estado e abaixo dos 10°C nas partes mais altas da campanha, sul e serra.
Na QUARTA-FEIRA (15), o ar frio e seco estável associado a massa de ar polar deve favorecer a temperaturas mínimas expressivas. As temperaturas podem descer a valores negativos com geadas amplas em várias regiões. Em baixadas da Serra do Sudeste (de Pinheiro Machado, Pedras Altas e arredores), Campos de Cima da Serra (de Ausentes, Bom Jesus e arredores), Serra do Botucaraí (de Soledade e arredores) as temperaturas mínimas podem chegar a valores entre -8/-6°C, não se descartando valores menores em algumas localidades destas regiões. Em baixadas da Serra Gaúcha (de Canela, Farroupilha e etc) a mínima pode alcançar valores entre -7/-5°C.
As projeções indicam inclusive que as temperaturas podem descer a valores negativos até mesmo em pontos do litoral sul (Rio Grande, Chuí e arredores), orla da Lagoa dos Patos (Barra do Ribeiro e arredores) e Região Metropolitana de Porto Alegre (Canoas, Campo Bom e arredores), além de algumas localidades do oeste e centro.
Na tarde de quarta-feira, as temperaturas se elevam um pouco mais, mas mantém a sensação de frio durante o dia. A partir de quinta-feira (16), as temperaturas se elevam gradativamente e o calor retorna ao estado, sobretudo no final de semana (a partir do dia 18), com marcas próximas ou até superiores aos 30°C em alguns municípios.
Fonte: Sigma Meteorologia
SEMANA MAIS FRIA DO ANO – De acordo com a Metsul Meteorologia, depois do excesso de chuvas que ocasionaram a cheia dos rios e enchentes em diversas cidades gaúchas, haverá uma pausa na instabilidade e o destaque passa a ser o frio.
A meteorologista Estael Sias explica os efeitos dessa massa de ar gelado que ingressa no sul. “Trata-se de um sistema de alta pressão atmosférica que avança pelo sul do Brasil e ao chegar no continente ele chega com força máxima, o que isso significa? Sistema de alta pressão está associado ao tempo seco e muito frio, então haverá queda forte nas temperaturas, inclusive, esta semana é candidata a ser a semana mais gelada de 2020”, comenta Estael Sias.