GRAMADO – Viagens podem estar em pausa durante estes tempos sem precedentes, mas dados da Booking.com revelam que isso não impediu pessoas de todo o país de sonharem com suas próximas aventuras. Analisando as milhões de listas de viagens criadas por viajantes em sua plataforma em maio e junho, com propriedades de mais de 120.000 destinos diferentes, a Booking.com revela os destinos e tipos de propriedade que têm estado na mira dos viajantes enquanto eles esperam pelo tempo certo para voltar a viajar.
Entre maio e junho, os destinos nacionais que fizeram mais parte das listas dos brasileiros foram Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Porto de Galinhas (PE). Além disso, os brasileiros estão entre as 15 nacionalidades que mais criaram listas de desejos de viagem nos últimos dois meses na Booking.com. Na América Latina, os viajantes brasileiros têm feito oito vezes mais listas do que os argentinos nos últimos dois meses e cinco vezes mais do que os mexicanos.
Os destinos domésticos estiveram presentes, no período de maio a junho, em 83% das listas de desejos de viagem feitas por brasileiros, enquanto no mesmo período de 2019, eles estavam em 68% das listas. Isso mostra como os brasileiros estão ansiosos para visitar e conhecer melhor seu próprio país – muito mais do que a média global, inclusive, que é de 51%.
Enquanto sonham com uma mudança de cenário e com a oportunidade de aproveitarem estadias fora de suas casas, as preferências dos brasileiros no que diz respeito a tipos de acomodação que figuram em suas listas foram, entre maio e junho, os hotéis, seguidos das pousadas, apartamentos, casas de temporada e hostels.
Os hotéis representaram 36% de todas as propriedades inclusas em listas de viagens por brasileiros nos últimos dois meses, enquanto as pousadas representam 24%. Três entre as propriedades mais inclusas no Brasil foram o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa (Gramado), a Pousada Xalés de Maracaípe (Porto de Galinhas) e o Hotel Golden Park Campos (Campos do Jordão).
O vice-presidente sênior e diretor geral de marketing da Booking.com, Arjan Dijk, afirma que “estes são tempos inéditos e desafiadores, em que a segurança continua a ser uma prioridade máxima. Também sabemos que, em tempos como estes, sonhar com quando se poderá vivenciar o mundo de novo tem um poder imenso de instigar nossa imaginação e nos manter fortalecidos. É incrível ver o leque de diferentes experiências de viagem com as quais nossos clientes têm sonhado enquanto aguardam o momento certo para voltar a viajar. Criar uma lista na Booking.com é uma forma de inspiração para que todos voltem a sonhar com suas próximas viagens”.
METODOLOGIA – Baseada na comparação de dados de listas de viagens criadas na Booking.com entre maio e junho de 2020 com os mesmos meses em 2019. Clientes da Booking.com podem incluir propriedades em suas listas de viagens clicando no botão de coração presente em todas as páginas de propriedades listadas na plataforma.