A Secretaria da Agricultura de Gramado faz alerta a todos os proprietários de animais pecuários e carnívoros (cães domésticos) que façam a vacinação preventiva contra a raiva herbívora. Foi emitido um alerta sanitário pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado para que os produtores rurais vacinem ou revacinem o rebanho para prevenir a doença. De acordo com o órgão, até 22 de maio, a Divisão de Defesa de Sanidade Animal (DSA) registrou a incidência de 28 focos em 17 municípios, representando 82,3% de todos os 34 focos registrados em 24 municípios em 2018.
De acordo com veterinário do Serviço de Inspeção Municipal,Altair Medeiros, a melhor maneira é prevenir através da vacinação. Ele disse que apesar de Gramado não ter registrado nenhum foco de raiva, é importante ficar alerta por que o número de focos no Estado aumentou consideravelmente.
A incidência de agressões do morcego hematófago, desmodus rotundus, a bovinos, foi um dos fatores que fizeram a Secretaria emitir o alerta.
Conforme o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora da SEAPDR, Wilson Hoffmeister Júnior, a raiva pode ser evitada de forma preventiva, por meio do controle da população de morcegos hematófagos e de vacinação maciça dos animais.
Foto: Carlos Borges