GRAMADO – A garotada do CTG Manotaço registrou presença no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), evento de nível estadual considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. Cerca de 50 pessoas, incluindo os participantes da Invernada Artística Mirim, um candidato à intérprete vocal e os pais dos jovens, estiveram presentes em Soledade no último fim de semana para prestigiar o evento.
Esta foi a primeira saída e participação da Invernada Mirim em uma competição. O grupo de 18 alunos, com crianças de seis a 12 anos de idade, existe há pouco mais de dois anos, mas ganhou reforço com novos instrutores há apenas dois meses. Conforme o coordenador artístico do CTG Manotaço, Luciano Schmitt, a participação trouxe experiências positivas. “O objetivo era de participar e marcar presença, mas mesmo sendo a primeira saída deles, já tivemos uma boa classificação e um resultado bacana. Percebemos que todos gostaram muito de participar”, destaca. Além do grupo, outro membro do CTG, o jovem Deivid Noel Maciel, de 14 anos, esteve no evento para competir como intérprete vocal solista masculino juvenil.
Agora, o grupo da Invernada Mirim pretende começar a participar de outros festivais e de se fazer presente em rodeios para competir. “Já temos projetos de levá-los para outros locais a partir de agora. Tem um evento em outubro, em Canoas, que já estamos tentando viabilizar nossa presença”, comenta. “A entidade agradece aos pais pelo comprometimento, às empresas que apoiaram e patrocinaram o grupo, aos músicos do grupo Origem Gaúcha, que acompanharam a invernada, e ao Claurelio e Jan, que acompanharam o Deivid, aos instrutores que fizeram um belo trabalho com a gurizada e aos que torceram por eles”, completa.
Atualmente, o CTG Manotaço conta com invernadas artísticas adulta, mirim e biriva (dança masculina). Os ensaios da categoria adulta são nas segundas-feiras, das 21h às 23h. O grupo mirim ensaia nas terças, das 20h às 21h30, e o grupo biriva nas quintas, das 19h30 às 21h. Ainda, o CTG conta com aulas de dança de salão aos domingos, das 20h às 22h. Os ensaios ocorrem na sede campeira do bairro Mato Queimado. O custo para participar das invernadas é de R$ 30 por mês, já as aulas de dança de salão são gratuitas.