REGIÃO – Mais uma página importante será escrita no esporte regional neste final de semana. Amanhã (8), a Associação Toque de Letra de Futsal (ATLF) vai realizar a estreia no Estadual Sub-15, às 16h frente à forte equipe da Cepe de Canoas. Esta é a primeira vez que o clube ingressa nesta competição, organizada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), e vem se preparando há mais de três meses.
Neste período, além de intensificação de treinos e amistosos, a equipe recentemente participou e conquistou o título do Municipal de Futsal da categoria, em Canela, e atualmente está envolvida na Copa Regional AGPF.
Durante entrevista no programa Redação JI na Rádio Integração Digital, Léo Frazão, técnico da equipe, destacou de forma positiva a preparação para esta competição e falou que o desafio para a estreia, além da qualidade da equipe da Cepe, será conter a ansiedade.
“Nos preparamos bem para esta competição, os meninos estão focados. Claro que todos no clube estão um pouco ansiosos, acredito que conseguiremos estrear de forma digna, não falando em resultados, mas nossa pretensão é representar bem Gramado e Canela”, explicou.
Primeira vez em um campeonato com nível de qualidade reconhecida, até pelas equipes participantes, Léo reconhece as dificuldades pela frente e projeta sem indicar quais partidas, pontuar o máximo possível e pensar a cada jogo.
“Contra a Cepe a estreia é complicada, acredito que se a gente focar na marcação compacta, podemos trazer pelo menos um empate fora. Lógico que sabemos que temos sempre que lutar pela vitória, mas vamos tentar pontuar o máximo possível”, projetou.
Além da mobilização dentro do clube, fora tem um apoio fundamental que são os torcedores e familiares, algo essencial para os atletas, conforme Léo. “Este envolvimento das famílias só tenho a agradecer e também pelo grupo que tenho de meninos focados e dedicados, que pela primeira vez teremos esta responsabilidade da região em uma competição estadual, todos estão valorizando bastante e mobilizados para nos auxiliar”, exaltou.
A ATLF está na chave 1, que além da Cepe integram o grupo Assoeva de Venâncio Aires e Grêmio Náutico Gaúcho (GNG) de Porto Alegre. A equipe de Canoas já fez sua estreia na competição e jogando na capital, perdeu por 6 a 4 para o GNG.
Com oito equipes no total, divididas em duas chaves, a primeira fase da competição ocorrerá com os clubes se enfrentando em jogos de ida e volta, dentro de seus grupos.
As três equipes melhores colocadas de cada chave avançam às fases de mata-mata, sendo que as de melhor campanha vão diretamente para a fase semifinal; as demais (2ª e 3ª colocadas de cada), realizam uma pré-semifinal onde haverão dois confrontos, com jogos de ida e volta. Essa fase de “pré” está prevista para os dias 14 e 21 de setembro. A semifinal para os dias 19 e 26 de outubro. A final da competição será no dia 9 de novembro. A equipe campeã herdará vaga para a disputa da Taça Brasil de Clubes, em 2020.