GRAMADO – “Está no sangue, é minha paixão, minha vida foi construída no futsal”. Esta frase é de alguém que tem a modalidade como sua trajetória profissional, iniciada ainda como adolescente e que se estende até os dias atuais. Este personagem se chama Luciano Foques.
Presidente do Gramado Futsal e até então ex-atleta, surpreendeu a muitos quando na noite de sábado (1º) resolveu colocar o fardamento e atuar pela sua equipe na vitória contra o Erechinense, em Erechim por 6 a 5 pelo Estadual Série Ouro, inclusive abrindo o placar.
Esta mudança na sua vida não foi esporádica e será definitiva. O mandatário do Esquadrão da Serra, nesta semana durante o programa Redação JI na Rádio Integração Digital mencionou desta sensação que não vivencia desde 2015, quando parou de jogar na época vestindo a camisa do ECA de Arvorezinha pela Série Ouro. Ele ainda vestiu camisas de tradicionais equipes como Tubarão (SC), Assoeva, ACBF, entre outras.
“Foi uma sensação única, pois vivo do futsal. Orgulho grande de representar nossa cidade, isso não tem preço. Temos um grupo maravilhoso, foi fantástico e isso dá vontade de trabalhar cada vez mais”, citou.
Luciano falou que já estava planejando voltar a atuar, realizando atividades físicas, cuidando da alimentação e conversando com o técnico Jorginho Pimentel e o auxiliar Marcelo Cunha.
“Conversei com o Jorginho e o Marcelo, sei que minhas condições físicas não são ideais, mas estou procurando ajudar, não importa se jogar, quero contribuir com a equipe e minha experiência vai ajudar bastante”, projetou.
Grupo reduzido e formado na maioria por jovens que pela primeira vez estão atuando em uma competição de nível estadual, Luciano explicou nestes pontos um dos motivos para atuar acrescentando experiência e auxiliando no que for possível os atletas.
“A receptividade foi a melhor possível, aceitação maravilhosa do grupo, quero ajudar nem que seja no banco de reservas incentivando e aplaudindo, pois primeiro somos ali amigos. Com a vitória de sábado, melhorou, vou dar uma dor de cabeça boa para o Jorginho”, brincou.
O Gramado Futsal retorna amanhã (8) com mais um compromisso longe de casa. Pela sétima rodada, a equipe vai até Fontoura Xavier encarar o Fontoura Futsal às 19h. “Vamos enfrentar uma grande equipe, temos que acostumar a ganhar seja em casa ou fora. Sabemos das dificuldades, nosso grupo é muito difícil, tem equipes em exceção e temos que lutar para estar ali no meio destes times, pois nosso objetivo é a classificação”, finalizou Luciano, que com mais de 15 anos de carreira hoje atua como presidente do clube e volta a atuar como jogador, na posição fixo.