Início Variedades Gramado e Canela Festividades de Natal seguem em Gramado

Festividades de Natal seguem em Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Em um ano atípico de pandemia mundial e sem os tradicionais espetáculos pagos, a 35ª edição do Natal Luz se reinventou e prossegue até o dia 30 repleta de atrações gratuitas, oferecendo importantes diferenciais neste período do ano. Além do menor movimento e com temperaturas amenas, a programação do maior evento natalino brasileiro conta com diversas novidades. Entre elas, o “Passeio do Noel” que acontece de sexta a domingo sempre às 16h. O roteiro acompanha o Papai Noel com seu fiel amigo, o Soldadinho de Chumbo, a partir da Vila de Natal seguindo pela avenida Borges de Medeiros até a rótula do Corpo de Bombeiros, retorna para a Vila em seu trenó acompanhado da Trupe de Natal.

Destaque também para o “Rotas e Notas”, literalmente um palco itinerante que percorre as principais ruas de Gramado levando música e arte a todos os corações que acreditam na magia natalina. Diariamente, às 19h, um caminhão especialmente adaptado com um palco em sua carroceria leva a bordo diferentes atrações artísticas da região ao longo do trajeto. São cerca de 50 a 60 minutos entre o Expogramado e a Rótula das Bandeiras, passando pela Borges de Medeiros, a principal da cidade e a Rua Coberta.

O “Rotas e Notas” iniciou sua programação dia 7 de novembro e cumpriu rigidamente sua agenda diária com apenas oito cancelamentos em função da chuva. O horário do trajeto acontece em meio ao entardecer e o tradicional acendimento das luzes da cidade. Neste período foram mais de 80 apresentações de artistas locais como Pepeu Gonçalves, Johanna Martins e Evandro Martins, Jazz Cinnamon, Candy Bellotto e Gabriel Drecksler, Juliano Bolfe, Miguel Leal, Natal D’Elas, Sopros OSG, Dueto Glédison e Isabel Martins, Show Brasil, Duo Cazelli, Greg e Allex Bessa, Ataliba, Carol e Alisson, Acústico Sensation Livensetion, Jazz Standart Christmas, Jingle Folks dupla e Duo Clave Piano de Cauda e Sax.

Vale lembrar que o palco móvel conta com um toque de raridade especial. O Grupo Dreams/American OldTrucks forneceu o modelo GMC W500 “Marta Rocha” de 1958 para abrilhantar ainda mais a ação.  Segundo Antônio “Toni” Martinez, gerente do Museu American OldTrucks, o caminhão é único e um cavalinho mecânico com motor Detroit Diesel 2 tempos, devidamente adaptado com uma plataforma em cima do chassi para acomodar os músicos, equipamentos e mesas de som. O veículo também se destaca por sua cor, em duas tonalidades de verde. Lembrando que após o Natal Luz o caminhão voltará a ocupar seu espaço na incrível coleção em exposição no Museu American OldTrucks.

Para o presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelo evento, Rafael Carniel de Almeida: “O Natal Luz de Gramado transforma a cidade em um sonho. Nesta 35ª edição, são 101 dias de magia, beleza e arte. Além da oportunidade ímpar de vivenciar Gramado iluminada e repleta de atrações até o final de janeiro, a cidade, neste mês, convida a uma experiência transformadora: ar puro, beleza e maior tranquilidade. Está repleta de hortênsias, as paisagens são memoráveis e o entardecer é ainda mais encantador. Oferecemos aqui diversão para todas as idades, com protocolos rígidos de biossegurança nas atrações. Belos jardins e parques convidam ao lazer e às brincadeiras em família. Sol abundante e temperaturas agradáveis, que podem ser disfrutados em acomodações reconhecidas como as melhores do país, com a oferta mais ampla do estado do Rio Grande do Sul.”

Cabe destacar que a Gramadotur tem sido referência com ações de acessibilidade no Natal Luz deste ano. O evento promoveu ações tendo como foco a visibilidade das pessoas com deficiência, proporcionando a inclusão de pessoas surdas, cegas, com síndrome de down, nanismo e deficiência física.

Decoração

Entrar em Gramado é viver a magia. É cruzar a linha que divide o mundo real e um mundo feito de amor, sonhos e esperança. A Cidade Mágica do Natal é lugar de encontros, de imaginação e de fé. Muito disso se deve a uma decoração, que cria um conceito fantástico e convida a momentos únicos.  A ornamentação da cidade a cargo da diretora de decoração do Natal Luz, Cláudia Casagrande, e que naturalmente encanta turistas e a comunidade, recebeu atenção especial e é novamente um dos pontos altos do evento. A cenografia propõe conciliar de maneira sublime a alegria e o encantamento do Natal e está presente em tempo integral com originalidade e o costumeiro bom gosto ao longo dos muitos caminhos de Gramado. Guirlandas, bolas de Natal, muitas luzes, rotatórias mágicas e soldadinhos quebra-nozes são alguns dos elementos que dão vida a esse sonho que pode ser conferido e apreciado pelas ruas da cidade em meio aos pontos turísticos e estabelecimentos comerciais que encantam a todos.

Acendimento das luzes

Todos os dias as luzes da Cidade Mágica do Natal e os arcos da Av. das Hortênsias se acendem e renovam os bons sentimentos do Natal. Cada luz que acende marca o início de um sonho encantado. É assim que surge o lindo Natal Luz de Gramado, renovando-se diariamente ao longo de seus 101 dias de duração. O acendimento das luzes é um momento sublime e que, honrando o nome do maior evento natalino do Brasil, proporciona e celebra ao entardecer a chegada de noites encantadas que as luzes de Gramado iluminam, criando um novo cenário, cheio de esperança, amor e paz.

Passeio do Noel

O Papai Noel em seu trenó percorre a principal avenida de Gramado, a Borges de Medeiros. E ele não vem sozinho! Ao seu lado estarão o guardião da Cidade Mágica do Natal e principal ajudante do bom velhinho, o Soldadinho de Chumbo, e a famosa Trupe de Natal, personagens responsáveis por espalhar por aí todo o amor e os bons sentimentos natalinos.

Rua das Renas

Ao longo dos 101 dias do Natal Luz, a Rua Pedro Benetti, no centro de Gramado, se transforma na Rua das Renas. Legítimas obras de arte e devidamente renovadas, decoradas por artistas plásticos gramadenses conferindo um colorido especial e proporcionando uma exposição artística única. A Rua das Renas nesta 35ª edição do evento prestará homenagem à imigração de Gramado. Vale lembrar que as renas, alguns dos símbolos mais característicos do Natal, recebem iluminação especial durante a noite.

Trupe de Natal

A magia do Natal aparece na cidade de Gramado, personificada na Trupe de Natal. Com dramatização e música, a verdadeira mensagem natalina faz parte das apresentações do conjunto de personagens que emana amor, emoção e alegria aos visitantes da Cidade Mágica do Natal. Diariamente, a Trupe de Natal estará às 15h no Mundo a Vapor.

Vila de Natal

O endereço da residência oficial do Papai Noel em Gramado é na charmosa Vila de Natal. Uma das tantas atrações do Natal Luz, o local é um amplo e simpático espaço em meio à Praça das Etnias, onde são encontrados produtos artesanais com motivos natalinos, atendendo nos horários das 10h às 22h.

A Casa do Papai Noel

O Papai Noel virá diretamente para a sua casa, na Vila de Natal, onde estará se cuidando para estar saudável na noite de Natal. É lá, em um dos lugares mais simbólicos e lúdicos da Cidade Mágica de Natal, que o bom velhinho espera a todos aqueles que acreditam na magia, para momentos de muito amor, carinho e afeto. Estará interagindo com os turistas e a comunidade das 14h às 18h.

Tannenbaumfest

Em Gramado, a comunidade conta com um lindo e tradicional evento que acontece há muitos e muitos anos. O Tannenbaumfest, um concurso de decoração de pinheirinhos, um dos ícones do Natal. Empresas reúnem-se para decorar os pinheiros cuidadosamente espalhados na Avenida Borges de Medeiros, criando um cenário lindo e digno de toda a magia do Natal Luz.  São 35 pinheiros, número alusivo ao número de edições do Natal Luz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido