InícioVariedadesGramado e CanelaConselho do Patrimônio Histórico aprova recuperação da Casa Major Nicoletti

Conselho do Patrimônio Histórico aprova recuperação da Casa Major Nicoletti

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Na última segunda-feira (1º), ocorreu, de maneira virtual, a primeira reunião do recém-empossado Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Gramado. Na ocasião, pautas importantes foram abordadas, inclusive a aprovação unânime da execução da obra de recuperação da Casa Major Nicoletti.

Com importante papel na conservação da cultura material e imaterial da cidade, o Conselho aproveitou a primeira reunião para traçar sua linha de atuação para os próximos meses, que inclui analisar e tornar público o estudo realizado em 2016 que elencou em um inventário os principais bens patrimoniais históricos do município.

Uma das principais pautas da reunião, foi apresentada pelo secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato ao Conselho e tratou do projeto de restauro da Casa Major Nicoletti, patrimônio histórico municipal. Reginato informou aos membros do Conselho que o projeto arquitetônico do restauro está pronto, e que a execução da obra se dará por meio de uma parceria público-privada. “Por se tratar de um patrimônio histórico municipal, o aval do Conselho é determinante para execução da obra. Assim, sendo, de maneira unânime, os membros do Conselho presentes na reunião validaram a continuidade do projeto”, disse.

Na mesma reunião, ainda, foram eleitos presidente e vice-presidente do Conselho, sendo, respectivamente, o representante do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, Márcio Dillmann de Carvalho e a representante do Setor Artístico, Janaína Poletti.

Degradado pela ação do tempo e fechado ao público, o casarão que abrigava a família do Major Nicoletti está mais próximo do restauro. Graças a uma parceria público-privada liderada pelo prefeito Nestor Tissot com a empresa Hasam Incorporações as obras devem começar nos próximos dias, assim que o Ministério Público de Gramado chancelar o acordo. Serão investidos R$ 2,2 milhões no projeto.

O contrato entre a Hasam Empreendimentos e a empresa responsável pela restauração foi assinado na terça-feira (2). Após concluído o restauro, o quintal da Casa Major Nicoletti abrigará uma cafeteira e a bilheteria do museu. “O projeto foi realizado por um dos mais renomados arquitetos do Brasil, Evandro Eifler Júnior, responsável pelo restauro de vários prédios históricos. A empresa que fará a obra é de Gramado. O espaço abrigará dois ambientes, um para implantação de uma cafeteria e outro a bilheteria, que serão licitados. Serão dois prédios que em nada interferirá na estética da Casa e tampouco impactará na Mata Atlântica existente no imóvel”, explica Reginato.

O prefeito Nestor Tissot comemorou a assinatura do contrato. “Fomos tachados de inimigos da cultura durante as eleições, porém demonstramos efetivamente toda nossa preocupação com a preservação de nosso patrimônio cultural. A Casa do Major Nicoletti é a prova viva de um tempo não tão distante e que zelaremos por muitas e muitas outras gerações. Nossos filhos e netos terão a oportunidade de vivenciar o início de nossa colonização através de um acervo preservado, bem cuidado e administrado pelo Poder Público. Em apenas dois meses, construirmos esta parceria que não terá custará nenhum centavo para o município”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido