Quem Somos

Grupo Integração de Jornais

Após um período de planejamento, estudo de viabilidade e busca por parcerias, o empresário Cláudio Scherer colocou nas bancas, em 06 de março de 2003, o primeiro produto da Editora Jornalística Integração, que cresceu e se tornou Grupo Integração de Jornais.

Naquela data, as comunidades de Gramado e Canela conheceram a primeira edição do Jornal Integração Hortênsias. Naquele tempo, cada uma das duas cidades possuía um jornal local com mais de 20 anos no mercado, e ambos com periodicidade semanal (sextas-feiras). O surgimento do Integração já ocorreu de forma inovadora, a começar pela filosofia de integrar as duas principais cidades turísticas da Região das Hortênsias através da informação. A outra grande novidade foi a circulação bissemanal, em 2005.

No início de 2009, depois de firmar raízes em Gramado e Canela, chegou a hora de tirar da gaveta o projeto de mais um jornal, este no Vale do Paranhana, com abrangência em quatro cidades: Três Coroas, Igrejinha, Taquara e Parobé. Por coincidência o calendário permitiu que a primeira edição do Jornal Integração Paranhana ocorresse também no dia 6 de março. Vanderlei Scherer, o irmão mais novo de Cláudio, foi designado a liderar este projeto. Nos primeiros meses, este jornal teve circulação semanal, mas em setembro já passou a chegar aos leitores duas vezes por semana (terças e sextas). Em apenas três anos de atuação nesta região calçadista, o Jornal Integração já passou a ostentar a responsabilidade de ser o maior jornal regional. E foi isso que fez o projeto seguir crescendo e ampliando sua abrangência. Em maio de 2014, o Jornal Integração passou a integrar os Vales do Paranhana e Sinos e alcançou leitores nas cidades de Nova Hartz, Araricá, Sapiranga e Campo Bom. 

Em 2012, as atenções do criador do Grupo Integração se voltaram a um novo e ousado projeto: abrir um jornal diário em Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado. A Folha de Caxias circulou sua primeira edição no dia 13 de abril de 2012, com a proposta de ser um veículo de comunicação identificado com a cidade de Caxias do Sul e seus valores.

 

PARQUE GRÁFICO DO GRUPO INTEGRAÇÃO

São raros os veículos de comunicação que possuem impressão própria no Rio Grande do Sul, o Integração e a Folha estão entre estes. Em agosto de 2009, o JIH e o JIP passaram a ser impressos em "casa", se tornando independentes neste sentido.

As obras de instalações do Parque Gráfico começaram no início de 2009, em um prédio situado ao lado do pórtico na chegada a Gramado, no km 47 da ERS-115. Os investimentos iniciaram com a aquisição de uma impressora rotativa com capacidade de impressão de 20 mil jornais por hora, e do mais moderno processo de pré-impressão, um CTP com processadora automática de chapas.

Ter impressão própria significa maior agilidade na entrega dos jornais, melhorando a logística para distribuição e aumento a flexibilidade nos horários dos fechamentos das edições. Sem estar limitado pelos horários impostos pelas empresas onde o Integração era impresso, ficou mais fácil estampar nas páginas os acontecimentos mais recentes. Outro benefício foi a entrega aos assinantes, que passou a ocorrer mais cedo.

O Parque Gráfico foi ampliado em 2011, tendo sua capacidade de impressão dobrada, podendo fazer mais páginas coloridas em menos tempo.

 

PORTAL LEIA FÁCIL

O Grupo Integração de Jornais possui três veículos impressos com circulação em diferentes e importantes regiões do Estado. O Integração na Região das Hortênsias onde estão os roteiros turísticos mais procurados do país. Nos Vales do Paranhana e Sinos, cuja economia é movimentada pelo setor calçadista e a Folha de Caxias em Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado e o principal pólo econômico do interior do Rio Grande do Sul, sendo o segundo pólo metal-mecânico do país.

Buscando a integração pela notícia entre estas regiões, nasceu a idéia de um portal, que foi batizado como Leia Fácil. O Leia Fácil será o canal para os internautas acessarem os conteúdos de suas respectivas cidades.