Cidades

Vacinação contra a gripe é aberta a todo público-alvo

23 de abril de 2019 às 12:06
Foto: Foto: Erasmo Salomão, Miistério da Saúde/ Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entrou em nova etapa nesta segunda (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir desta segunda-feira, o Ministério da Saúde abriu ao restante do público-alvo. Com isso, podem também receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Em Caxias do Sul, na primeira fase, foram aplicadas mais de 4,4 mil doses da vacina contra a gripe. Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, do total de doses administradas, 3,7 mil foram em crianças e 700 em mulheres grávidas. Os números correspondem, respectivamente, a 12% e 15% da meta estabelecida para essa população.

Juliana Argenta, diretora da Vigilância Epidemiológica, observa que os índices de cobertura vacinal alcançados pelo município aproximam-se dos verificados no estado e no país. O Rio Grande do Sul imunizou 13% das crianças e 18% das gestantes. No país, as taxas ficaram em 11% e 16%, respectivamente. Comparativamente ao ano passado, os resultados são melhores. “Foi positivo priorizar esses dois grupos populacionais. Em 2018, na primeira semana de vacinação, só 5% das crianças e 8% das gestantes haviam sido vacinadas. Neste ano, dobramos os índices”, afirma.





Publicidade