Tendências do trabalho pautam evento na UCS

Comunidades

25 de setembro de 2017 às 12:10 hr
Texto
-a
+a

O sociólogo italiano Domenico De Masi é a principal atração do Simpósio Universidade do Século XXI: Olhar o Presente, Criar o Futuro, que ocorre nesta terça e quarta (26 e 27), no UCS Teatro, no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul. O especialista profere a Conferência Trends 2030, na noite de terça, a partir das 20h, abordando as tendências e sugerindo direcionamentos para o universo do trabalho e o contexto social no período de tempo que se estende até o final da próxima década, bem como perspectivas posteriores.

Reconhecido mundialmente, De Masi tornou-se popular no Brasil a partir do conceito do ócio criativo – cujo livro recebeu uma edição nacional em 2001 pela Editora Sextante –, que contribuiu para reformular as abordagens sobre o trabalho no novo século ao demonstrar como a satisfação pessoal no ambiente profissional estimula o processo criativo, permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos e riquezas.

Docente desde 1961 e hoje professor de Sociologia do Trabalho na Universidade de Roma La Sapienza, o pesquisador dedica-se a estudar as transformações contemporâneas do mundo do trabalho a partir do avanço tecnológico, levando em conta o contexto da sociedade pós-industrial. As inscrições para a conferência podem ser feitas até o dia 26 por meio do site www.ucs.br/site/eventos/simposio-universidade-do-seculo-xxi/.

 

Programação do dia 27

10h - The New Flagship Model e sua Relação com o Empreendedorismo Inovador, com Guilherme Ary Plonski, da Universidade de São Paulo

13h30 - Evolução dos Ecossistemas de Inovação, com Jorge Luis Nicolas Audy, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;

15h30 - Universidade e Integridade na Ciência, com José Roberto Goldim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

« Voltar