Subaru traz para o Brasil a tecnologia EyeSight

Variedades

04 de janeiro de 2019 às 12:20 hr
Texto
-a
+a

A Subaru e a CAOA, importadora exclusiva dos modelos da marca japonesa para o país, comemoram duas décadas de parceria com a apresentação de modelos com avanços tecnológicos diferenciados e de utilização ainda bastante limitada mundialmente. Uma das novidades é o lançamento do sistema EyeSight no Brasil, uma das mais modernas tecnologias de assistência ao condutor do mundo. Ele foi o pioneiro na utilização de duas câmeras frontais estéreo, atuando em conjunto com vários dispositivos do veículo, para reduzir os riscos de acidentes.O Novo Subaru XV será o primeiro modelo da marca a ser oferecido com esta tecnologia no Brasil. As primeiras unidades chegaram ao país no final de dezembro.

O modelo, que teve a atual geração lançada no 1º semestre deste ano no país, foi desenvolvido a partir da nova Plataforma Global Subaru, concebida para proporcionar ainda mais dirigibilidade, segurança e desempenho. O veículo está disponível em duas versões de acabamento: L (entrada) e S (topo de linha), ambas equipadas com a mais recente versão do motor Boxer 2.0 litros 16 válvulas, câmbio automático Lineartronic de sete velocidades e sistema de tração integral Subaru Symmetrical All-Wheel Drive.

Outras novidades são apresentadas nas linhas 2019 dos sedans esportivos WRX e WRX STI. Entre as principais se destacam evoluções no design externo, que reforçam ainda mais a impressão de performance e desempenho,e incorporações de evoluções técnicas e de equipamentos, proporcionando aumento do conforto e segurança.

A Subaru também anunciou que passará a importar versões com câmbio manual do sedã esportivo Impreza WRX. Ele vem em duas opções, 2.0 de 270 cavalos e 2.5 de 310 cv. Ambos recebem turbo, injeção direta de gasolina e transmissão de seis marchas. Já os modelos Forester e Outback contam com novos equipamentos de série.

 

Como funciona o sistema

 

O sistema tem duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com excelente nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país. Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.De acordo com uma pesquisa da Subaru Corporation, baseada em dados coletados pela Japan’s Institute for Traffic Accident Research and Data Analysis (Instituto de Pesquisa de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados do Japão), realizada no período entre abril de 2010 a março de 2015, em um universo de 10 mil ocorrências, os modelos equipados com o sistema EyeSight tiveram 61% menos acidentes resultando em ferimentos ou mortes quando comparado com veículos que não possuem essa tecnologia.

 

Mecanismos de segurança

 

Frenagem pré-colisão:quando o EyeSight detecta a presença de risco da ocorrência de colisão, ele avisa o motorista, por um sinal luminoso, sobre o perigo. Caso este não realize alguma ação de desvio, o EyeSight aciona o sistema de frenagem para reduzir a velocidade ou parar automaticamente o veículo.

 

Controle adaptativo de velocidade: as câmeras que integram o EyeSight funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios, para garantirem que o veículo mantenha uma distância segura do modelo à frente - definida previamente pelo condutor -, ajustando automaticamente a distância entre eles.

 

Gerenciamento de aceleração pré-colisão: se, durante a manobra de ré para retirar o veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar, de maneira equivocada, uma marcha à frente em vez da ré, quando o modelo estiver parado ou em baixa velocidade, o sistema EyeSight emite alertas sonoro e luminoso no painel, alertando o condutor, enquanto que, simultaneamente, restringe a saída do veículo.

 

Aviso de mudança de faixa e de partida: quando o sistema EyeSight detecta oscilações e a velocidade do modelo é de, aproximadamente, 60 km/h ou superior, ele avisa o motorista dessa anomalia de funcionamento acionando um aviso sonoro e uma luz indicadora. O motorista também será avisado se o EyeSight detectar que o veículo começa a oscilar sua trajetória para muito próximo das linhas de separação das faixas de rolamento.  

 

 

« Voltar