Simecs anuncia indicados ao Mérito Gigia Bandera

Comunidades

08 de novembro de 2018 às 12:10 hr
Texto
-a
+a

Cintia Buzin, Dirceu Tedesco e Gilmar Antônio Paniz serão os agraciados da edição de 2018 do Mérito Gigia Bandera, iniciativa conduzida há 25 anos pelo Sindicado das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). O anúncio foi feito na manhã desta quarta (7) pelo presidente da entidade, Reomar Slaviero. Segundo ele, nas 25 edições foram agraciadas 86 personalidades do segmento.

Os indicados foram avaliados e escolhidos por uma comissão especial da entidade. A iniciativa homenageia personalidades empresariais que tenham se destacado por sua performance ética, moral e profissional, evidenciada pela conduta empreendida e pelas atividades desenvolvidas em seus segmentos.

A solenidade de entrega do Troféu Gigia Bandera ocorrerá em 30 de novembro, no Intercity Premium Hotel, em Caxias do Sul. No mesmo dia, o Simecs apresenta a 19ª edição do Balanço Social, documento que traz informações sobre investimentos feitos pelas mais de 3 mil empresas do setor, especialmente na área social.

O troféu foi instituído pelo Simecs em novembro de 2005. A obra criada pelo artista plástico Jesiel Bellini traduz a altivez, a experiência e o empreendedorismo de Luigia Carolina Zanrosso Eberle, a Gigia Bandera, pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e região.

 

Cintia Buzin – Desde 2011 é diretora da Metalúrgica Buzin, de Caxias do Sul, empresa que tem, dentre os fundadores, seu pai, Jacir Buzin. Iniciou carreira profissional no varejo aos 14 anos, e ingressou na empresa antes de formar-se em Administração de Empresas, aos 22 anos. Atuou nas áreas da qualidade, administrativa, RH, compras e vendas. Em 2010, foi responsável pelo desenvolvimento da linha de máquinas para lavanderia industrial para o mercado hoteleiro. Em 2011, com a morte do pai, assumiu a direção. Em 2017, desenvolveu uma nova linha para o mercado de acessibilidade. Atualmente, a empresa tem parque fabril de 4 mil metros quadrados, localizado na Rota do Sol. Há 10 anos, a homenageada também atua como voluntária na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, onde atualmente preside o Conselho da Empresária.

 

Dirceu Tedesco – À frente da MGA Válvulas Industriais, que criou no final de 1991 sob a denominação de Metalúrgica Golden Art’s, em Veranópolis, o empresário iniciou suas atividades profissionais aos 14 anos como funcionário de uma loja de bazar. Em 1986, foi trabalhar como programador de PCP na E.R. Amatino Microfusão de Aços, onde apreendeu o oficio de metalúrgico. Depois de perder o emprego, e incentivado pela mãe, resolveu investir no seu negócio próprio. No começo, atuava em todas as frentes, desde a compra de matéria-prima até a negociação das duplicatas para pagamento dos fornecedores, funcionários e impostos. Especializada em produção de válvulas industriais, a MGA passou a desenvolver peças microfundidas e tem na Petrobras um de seus principais clientes. A empresa tem atualmente 450 funcionários, sendo a maior do ramo metalúrgico de Veranópolis.

 

Gilmar Antônio Paniz – O diretor presidente do Grupo G.Paniz teve o primeiro emprego de meio período na oficina de seu tio Hemenegildo Antônio Paniz, onde começou como faxineiro. Ali aprendeu funções de soldador, torneiro mecânico e ajustador de ferramentaria. Em fevereiro de 1980, com 19 anos, fundou a sua primeira empresa, a Indústria Mecânica Zorca, que prestava serviços de usinagem em torno mecânico. Em 1982, mudou de nome e linha de produtos. Passou a chamar-se Indústria Mecânica G. Paniz e a atuar na fabricação de máquinas elétricas para a produção de macarrão. Com a expansão de novos produtos, em 1995, fez sua estreia na Fispal, em São Paulo, considerado o maior evento do segmento no Brasil. Atualmente, a empresa fabrica mais de 300 itens, que atendem padarias, confeitarias, açougues, supermercados, restaurantes, hotéis e similares. O grupo é formado por quatro operações: G.Paniz, Gastromaq, Granomaq e Metalcubas, que surgiram para atender outros segmentos, como máquinas de panificação e confeitarias especiais, fritadores e chapas para lanche.

 

 

« Voltar