Salão Internacional do Automóvel 2018: Lexus reforça estratégia de carros híbridos para o Brasil

Variedades

08 de janeiro de 2019 às 13:10 hr
Texto
-a
+a

Com preços variando de R$ 170 mil a R$ 210 mil, a Lexus colocará no mercado brasileiro, ao longo do primeiro trimestre do ano, o novo UX 250h, seu primeiro crossover de luxo. Os pedidos, no entanto, já podem ser feitos na rede de concessionários. O veículo se apresenta com design inovador e recursos de luxo em um pacote que combina novos elementos de estilo e um motor ultra-eficiente.

O novo UX é o primeiro carro da marca desenvolvido sob a plataforma GA-C (Global Architeture - Compact). Tem estrutura leve, porém, super-rígida, com baixo centro de gravidade e ajuste refinado da suspensão. A distância entre-eixos de 2.640 mm contribui para uma direção estável e para o excelente espaço da cabine. O comprimento de 4.495 mm faz do Lexus UX um automóvel fácil de manobrar e conveniente para estacionar.

Usando alumínio para as portas, para-lamas dianteiros e capô e construção composta de painéis internos e externos de polímero sobre uma estrutura de alumínio para a porta traseira, o UX tem o menor centro de gravidade da sua categoria: 594 mm. A suspensão dianteira independente do tipo MacPherson e a traseira independente multilink com braços transversais, ambas montadas em subestruturas, são ajustadas para proporcionar uma combinação de agilidade e conforto em vias urbanas bem desgastadas.

O UX 250h traz um novo motor híbrido, com 181 cv de potência. O sistema combina o novo motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros a um elétrico em um transeixo híbrido de nova geração, mais compacto, mais leve e com menos atrito interno que os anteriores da marca. Comparado ao híbrido Lexus de tamanho similar, a unidade de controle de potência do UX é mais poderosa, mas 20% menor e 10% mais leve. O recurso sequencial shift matic proporciona sensação de troca semelhante à transmissão manual em seis estágios, usando alavancas no volante ou a posição S na alavanca de troca.

 

Sedã ES 300h já está disponível na rede

 

Outra novidade da Lexus, já disponível para entrega no Brasil, é o sedã médio ES 300h. Apresentado globalmente em abril de 2018, o veículo chega com preço inicial de R$ 239.990. Construído com base na nova plataforma Global Architeture - K (GA-K), o modelo ganhou 7,1 cm em comprimento, 4,5 de largura e está 5 cm mais baixo. A distância entre-eixos também aumentou, totalizando 2.870 mm.

Realizando grande ruptura com os modelos ES anteriores, a sétima geração traz uma linha de teto que enfatiza a postura mais baixa, proporcionando, também, uma aerodinâmica que permite mais estabilidade e continuidade. As lanternas traseiras em LED envolvem a estrutura de forma que sejam visíveis de todos os ângulos por meio de uma linha contínua.

A parte interna carrega o mais recente conceito da marca, o Lexus Future Interior, que combina um painel centrado para o manuseio do motorista, como cockpit, por exemplo. A inovação proporciona uma área mais espaçosa e confortável para o passageiro do banco dianteiro. Todos os dispositivos do painel de instrumentos foram instalados em espaço mais compacto, facilitando o manuseio e permitindo uma posição dentro do campo de visão do motorista, fazendo com que sua atenção esteja sempre voltada para o trânsito.

O painel é composto por um sistema de ar-condicionado digital integrado dual zone, sensor de umidade, purificador de ar e sistema S/Flow, que direciona automaticamente o fluxo de ar para os bancos, quando estão ocupados. A regulagem do banco do motorista possui 10 posições e memória para armazenar até três perfis diferentes. O computador de bordo está equipado com tela de TFT de sete polegadas, transmitindo informações de condução, navegação por GPS, indicação de mensagens e configurações.

 

Versão única - Dotado de novo sistema Hybrid Drive System de quarta geração, o modelo combina o motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2.5 litros e quatro cilindros com um elétrico mais compacto e potente capaz de gerar de 218 cv de potência. A dirigibilidade foi aprimorada com uma sofisticada central de controle do sistema híbrido, capaz de imitar a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. Até mesmo a bateria de níquel metal hidreto é menor que a da geração anterior, instalada embaixo do assento traseiro, liberando espaço no porta-malas.

Ainda traz como melhorias, design de suspensão double wishbone, direção elétrica montada em rack e um suporte atrás do assento traseiro. A plataforma mais baixa também permite que o centro de gravidade seja puxado para a parte inferior do veículo, garantindo melhorias consideráveis na aerodinâmica.

Disponível em versão única Luxury, o ES 300h possui extensa lista de equipamentos de série. O sedã tem, por exemplo, acabamento interno com revestimento em couro e madeira, bancos de couro natural premium, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento e faróis de LED com acionamento automático.

O sedã tem 10 airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. O pacote ainda inclui câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistemas ISOFIX para fixação de assento infantil, com dois pontos de ancoragem, e de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, entre outros itens.

 

Mudanças em toda a linha

 

LS 500h - A quinta geração do Lexus LS faz sua estreia no Brasil com o LS 500h. O modelo redefiniu padrões e melhorou a suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento e focou atenção aos detalhes. Disponível em mais de 90 países, o LS 2019 chega ao Brasil apenas na versão híbrida, para ser o mais novo representante global da Lexus.

 

NX 300h - Representando mais de 50% das vendas da Lexus no mercado nacional, o NX 300h recebeu, na linha 2019, itens que elevam o conforto a bordo, além de contar, unicamente, com a tecnologia híbrida. O sistema Lexus Hybrid Drive 2019 combina um potente motor a gasolina de 2.5 litros de quatro cilindros 16v e um elétrico síncrono de imã permanente. Juntos, geram uma potência de 194 cv e torque de 27,5 kgfm. A motorização híbrida adotada no NX 300h possibilitou um salto considerável no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, que conferiu nota “A” como classificação na categoria de veículos extragrandes.

 

CT 200h - Primeiro híbrido comercializado pela Lexus no Brasil, e pioneiro na categoria hatch back premium híbrido no mundo, o CT 200h ganhou design mais refinado, sistema de multimídia com tela de LCD e faróis de neblina em LED. O conforto interno é outro destaque, com acabamento que utiliza materiais suaves ao toque.

 

Marca quer dobrar as vendas neste ano

 

Os modelos da marca Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, com vendas shop in shop nas concessionárias da Toyota. Mas, desde 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias.

Atualmente, são 25 pontos oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o país. Também conta com oito pontos de distribuição oficiais, um instalado em Porto Alegre, além de nove postos exclusivos de pós-vendas, cinco postos de teste de mercado e três pontos de showroom em shoppings. A meta da empresa para 2019 é vender perto de 2 mil unidades, mais do que o dobro das 800 estimadas para o ano passado.

 

« Voltar