Praça Dante recebe iluminação natalina

Cidades

06 de dezembro de 2018 às 12:55 hr
Texto
-a
+a

Em torno de 50 mil microlâmpadas ambientam pórticos em forma de presentes e alamedas da Praça Dante Alighieri para o Natal Caxias Mais Presente. As luzes decorativas foram acesas na noite de terça (4). A árvore de Natal, de 11 metros de altura, montada no centro do chafariz, também ganhou brilho especial com a instalação de 100 stroboscópios, dispositivos que produzem flashes regulares de luz. A decoração ficará montada até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

A arquiteta responsável pelo projeto decorativo, Karina Dick, explica que um dos objetivos foi viabilizar novas experiências aos visitantes. "A ideia é que as pessoas interajam com a decoração, entrando nos lounges em formato de presentes, por exemplo, e adquiram novas lembranças. Para tornar essa visita segura, os cabos de aço em que as luzes estão fixadas estão encapados e as estruturas fixadas", destaca a profissional.

A equipe de execução do projeto, coordenada por André Gnatta, também teve um cuidado especial com a fixação dos cabos nas árvores, que receberam proteção de mangueira para não danificar as plantas. Além das luzes, 1,8 mil metros de festão vermelho e prata, além de 300 metros de tecidos, foram empregados na confecção da grande árvore e também de outras menores que ornamentam as calçadas das ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury.

O investimento do Município no Natal deste ano é de aproximadamente R$ 190 mil. Mais de 40 atrações artísticas estão programadas para ocorrer até 23 de dezembro. As apresentações ocuparão o Centro da cidade, seis distritos e três regiões administrativas. Todas as atrações são gratuitas. A festividade tem a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas e apoio do Banco do Vestuário e Polo de Moda. Nesta sexta (7) haverá a programação oficial de abertura.

 

Câmara Encanta terá edição nesta quinta

 

O Legislativo de Caxias do Sul promove nesta quinta-feira (6), às 8h, mais uma edição do Programa Câmara Encanta. A atividade é especial de final do ano e contará com apresentação de crianças e adolescentes do Coral Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Euzébio Beltrão, e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo. A iniciativa é gratuita e toda comunidade está convidada a participar. Esta é a 7ª edição do programa, que visa aproximar grupos artísticos e culturais do Parlamento, abrindo espaço para que eles se apresentem aos caxienses.

 

Bento e Farroupilha iniciam programação

 

Nesta quinta (6), na Via Del Vino, a programação do Natal Bento 2018 abre oficialmente com show do padre Ezequiel Dal Pozzo, em que será gravado o programa da Rede Vida. Serão 32 dias de atrações que movimentarão comércio, rede hoteleira, empreendimentos gastronômicos da cidade e região.

A programação pretende encantar a comunidade e turistas que passarem pelo município até o dia 26 de dezembro, e marca uma série de eventos com mais de 60 shows, chegada e encontro com Papai Noel, desfile cênico e alegórico, passeio ciclístico, Festival Via Del Vino de Natal e Wine For Us, entre outras atividades. São cerca de 2 mil pessoas envolvidas com todas as apresentações e, a maioria, talentos locais. A programação completa está disponível em www.bento.tur.br/natal/.

 

Farroupilha - Com a realização do Auto de Natal, na Casa da Cultura, a partir de 19h desta quinta (6), terá início a programação em Farroupilha. Até o dia 23 de dezembro, a comunidade poderá prestigiar apresentações culturais gratuitas. A chegada do Papai Noel será no domingo (9), às 20h30. Na data, os farroupilhenses também comemorarão os 84 anos da cidade, quando será servido um bolo de aniversário. A realização da programação de Natal é da Prefeitura, com apoio do Sindilojas, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sindigêneros e Brigada Militar.

 

« Voltar