Pesquisa registrada aponta Pedro Bala na frente com 49% das intenções de votos

Política

27 de setembro de 2016 às 10:35 hr
Texto
-a
+a
Uma pesquisa oficial sobre a corrida eleitoral em Gramado foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número RS-08554/2016, feita e contratada pelo Instituto Plural de Pesquisas Políticas e Sociais, e entrevistou 620 eleitores de Gramado, nos dias 21 e 22 de setembro, através da aplicação de questionários estruturados e padronizados, junto a uma amostra representativa do eleitorado. Na pesquisa  o candidato Pedro Bertolucci (PP) lidera com 49% das intenções de voto, contra 23% de Fedoca Bertolucci (PDT), no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos concorrentes ao entrevistado. A margem de erro prevista para o total da amostra é de 3,97 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. 
 
Veja os gráficos: 
 
Os entrevistados também informaram sexo, idade, bairro onde residem, escolaridade e renda familiar. O perfil dos entrevistados ficou demonstrado da seguinte forma: Masculino 47,59%, feminino 52,41%. Por faixa etária, 13,5%  possui de 16 a 24 anos, 21,23% tem de 25 a 34 anos, 19,97% possui de 35 a 44 anos, 26, 35% tem de 45 a 59 anos e 18,94% possui mais de 60 anos.
 
Por grau de instrução: Até o Ensino Fundamental incompleto 41,23%, 9,24% possuem Ensino Fundamental completo, 19,23% tem Ensino Médio incompleto, 16,43% completou o Ensino Médio, 6,95% tem Ensino Superior Incompleto e 6,92% possuem Superior completo.
 
Campanha chega à reta final
Esta é a ultima semana da campanha. Até sábado os candidatos terão para convencer o eleitorado com as suas propostas. E, pelo que mostram os números, até o dia 22 passado, hoje é dia 27, ainda eram mais de 20% os indecisos. 
 
Nova pesquisas só no sábado
 
Além desta pesquisa que o JI reproduz hoje, só mais duas têm pedido de registro junto ao TSE. Ambas estarão disponíveis para publicação só no sábado, véspera da eleição. 
Isso sugere que aquele dia será corrido, com as duas agremiações concorrentes apresentando pesquisas. 
 
Canela não tem pesquisa, ainda
 
No município de Canela, até aqui, nenhum número foi publicado, só comentado entre os grupos através de levantamentos internos. Há um registro de pesquisa feito pelo Instituto Index, que poderia ser publicada de  ontem em diante. Mas até agora ninguém assume a "paternidade" da mesma. Ou quem encomendou não gostou do resultado e preferiu calar, ou o instituto deu uma incerta na tentativa de comercializá-la e não obteve êxito. 
 
PSD tem um pedido para sexta-feira
 
Há um pedido de registro para uma pesquisa, cujo levantamento deverá ser feito entre os dias 25 e 30 (de ontem a sábado) e fica disponível para publicação à partir de sexta-feira, dia 30. Sabe-se que o PSD participa da coligação do PP, do candidato Erni Schaefer. Afora isso não há nenhum outro pedido, e não há mais tempo hábil para ser publicada antes do pleito. Os registros pedidos domingo, dia 25, só podem ser publicados sábado, dia 01. Logo, os que não foram pedidos ainda, não poderão ser publicados. 
 
Resumo da ópera
 
Sábado, Gramado será de correria, além do normal, pois as duas candidaturas apresentarão números, ou pelo menos pediram registro para tal. Da parte do candidato Pedro Bala o instituto é o mesmo desta de hoje, Plural. Já da parte do Fedoca é o Instituto LJM LTDA -ME. O PSD de Canela contratou Daniel Diaz & CIA LTDA-ME/Pense Bem.  Todos velhos "desconhecidos"... 
 
« Voltar