Economia

PIB recua 0,68% no trimestre

Banco Central também informou que, em 12 meses, o crescimento é de 1,05%
16 de maio de 2019 às 12:52

A atividade econômica registrou queda no primeiro trimestre do ano. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta quarta (15) pelo Banco Central (BC). Comparado ao último trimestre de 2018, o índice apresentou queda de 0,68%, com dados ajustados para o período. Em 12 meses, a expansão é de 1,05%. Março apresentou recuo de 2,52% sobre o mesmo mês do ano passado e de 0,28% em relação a fevereiro.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, o BC adiantou que a economia poderia apresentar recuo no primeiro trimestre. Segundo o documento, o processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas com expectativa de retomada adiante. 

De acordo com a ata, o arrefecimento da atividade observado no final de 2018 teve continuidade no início de 2019. O Copom acrescentou que os indicadores do primeiro trimestre induziram revisões substantivas nas projeções de instituições financeiras para o crescimento do PIB em 2019. “Essas revisões refletem um primeiro trimestre aquém do esperado, com implicações para o carregamento estatístico [herança do que ocorreu no ano anterior], mas também embutem alguma redução do ritmo de crescimento previsto para os próximos trimestres”.